Seas participa do projeto Vidas Preservadas edição 2019 e assina portaria de prevenção ao suicídio

22 de março de 2019 - 17:16

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participou na manhã desta sexta-feira (22),da edição de 2019 do projeto Vidas Preservadas: de MP e a sociedade pela prevenção do suicídio, que foi realizada no Auditório da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). O evento que tem como objetivo estimular outros órgãos a executar ações de conscientização realizou durante todo o dia com palestras que abordam o suicídio.

Na ocasião, o Superintendente da Seas, Cássio Franco, formalizou por meio de uma portaria a responsabilização do órgão em realizar atividades de combate ao suicídio no sistema socioeducativo do Estado. As ações de conscientização começaram no ano passado.

Para Cássio, essa é uma “importante oportunidade de participação neste programa liderado pelo Ministério Público, no caso do Sistema Socioeducativo em meados de abril do ano passado iniciamos os diálogos com as equipes técnicas, com o MPCE e com as universidades também para discutir a temática da prevenção ao suicídio entre outras temáticas importantes também do Sistema Socioeducativo está em curso de implantação um novo modelo de gestão. A saúde integral é um eixo importante não só para o atendimento ao adolescente como também aos trabalhadores do sistema que ali exercem suas atividades, para que possam desenvolver seus trabalhos com eficiência.”

Também durante o evento, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio assinou um decreto de lei que institui a construção de um grupo de trabalho para fazer um diagnóstico do suicídio na capital. “Esse é um tema socialmente dramático, ainda desconhecido e priorizado pela sociedade. E quanto mais engajamento [melhor] para que possamos desvendar os mistérios do suicídio, para promover transformações no domínio da esfera familiar e no domínio da esfera pública, certamente daremos mais luz a indicadores muito duros que nos temos hoje no Brasil e em especial aqui na nossa capital.”,disse.

De acordo com o coordenador do CAOPIJ, o Promotor de Justiça, Hugo Mendonça, esse é um programa que precisa ser abraçado por toda a população, principalmente pelos dados preocupantes de mortes em consequência dessa ocasionalidade. “O projeto Vidas Preservadas, surge no Ministério Público mas a nossa ideia é que todo o Ceará se aproprie desse programa transformando em um projeto perene nos seus municípios, nas suas instituições, nos seus movimentos sociais.”, comentou.

Ao final do evento o MPCE disponibilizará um manifesto com 11 pontos fundamentais para o surgimento de uma política de prevenção ao suicídio no Estado.

Vidas Preservadas

O projeto é uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Estado do Ceará com diversos Centros de Apoio Operacionais, cujo objetivo é de conscientizar gestores públicos, bem como toda a sociedade para combater o suicídio, grave problema de saúde pública que segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OMS) é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. No Ceará, os dados disponibilizados pelo MPCE informam que nos últimos cinco anos, aproximadamente 3.000 mil pessoas tiraram a própria vida no Estado.