Exposição destaca pinturas de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

30 de abril de 2019 - 17:02

A utilização da arte como modelo de educação e responsabilidade social é continuamente utilizado nas unidades socioeducativas do Estado. Nessa vertente, os adolescentes do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes com apoio do Sistema de Justiça de Juazeiro do Norte, realizaram uma série de pinturas na Promotoria de Justiça da cidade, com o tema justiça.

Para a realização da exposição permanente, o artista e professor da oficina de artes visuais da Seas, Wanderson Petrova, promoveu um estreitamento de laços entre os adolescentes e as instituições de justiça para se entender a arte enquanto cumprimento de medida socioeducativa.

Petrova explicou como foi organizado o processo de criação das obras. “Pensamos em uma exposição em que os meninos pensassem socialmente, não só no próprio contexto mas também do que seriam essas relações de justiça, do que é a própria palavra justiça, de identificar se estão nessa condição, como é que eles se avaliam e comunicam o outro.

Durante as atividades, os jovens conheceram as instituições, como funcionam, falaram com juízes e promotores para em seguida começar a produção dos quadros. Ao todo 30 adolescentes participaram da iniciativa, durante pouco mais de um mês e produziram ao todo 17 quadros.

A exposição está em cartaz no 12° andar do Central Park Comercial, prédio onde estão sediadas as Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte. O endereço é Rua Catulo da Paixão Cearense, 67, bairro Triângulo. O horário de visitação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.