Projeto Mandela: Construindo novas perspectivas por meio da história e da arte

14 de maio de 2019 - 09:53

Com a proposta de educar por meio da arte, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) iniciou na última terça-feira (07) o Projeto Mandela, no Centro Socioeducativo Canindezinho.

O projeto facilitado pela Assessoria de Arte e Cultura da Seas, consiste em apresentar figuras importantes de luta a favor dos Direitos Humanos, da arte e da cultura, tais como Mandela, Patativa do Assaré, entre outras para que a partir desse conhecimento os jovens possam buscar construir referências positivas para o espaço físico e para suas vidas.

Além da parte teórica, feita com auxílio dos professores da unidade, as aulas práticas são conduzidas pelo artista visual, Wanderson Petrova, que trás sua experiência em arte com a vivência com adolescentes de outros Centros, aguçando o sentido das cores, do espaço e de todo o contexto envolto pela arte.

Para Wanderson Petrova, esse processo vai além do social, mas também de trocar experiências. “Os meninos também atuam enquanto professores, porque eles ensinam bastante coisa, coisas sobre a vida, coisas sobre referências, coisas que as vezes não cabem no campo de vivência de um artista que está numa relação de tempo e espaço diferente da deles.”

As atividades do projeto terão continuidade ainda nesta semana finalizando com a realização de um sarau.