Seas conclui capacitação de mais uma turma de socioeducadores

6 de junho de 2019 - 16:33

 

Segunda turma de 2019 está apta a começar o estágio nos centros socioeducativos

Mais uma turma de socioeducadores do sistema socioeducativo do Estado, foi capacitada. Ao todo 40 colaboradores participaram ao longo de 11 dias de uma imersão a respeito do Sistema de Atendimento Socioeducativo e todas as ações que são realizadas pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Os encontros aconteceram no Auditório do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca e foi finalizado nesta quarta-feira (05).

A capacitação dos novos socioeducadores é um pré-requisito obrigatório para aqueles que irão iniciar um trabalho dentro dos Centros Socioeducativos, para que possam se inteirar de suas funcionalidades. Essa é a segunda turma de 2019 dos selecionados por meio de seleção pública, que está apta a trabalhar nas unidades da capital.

Para a Coordenadora Estadual da Escola de Socioeducação, Laura Tavares,a formação é de suma importância.
“A intenção é fazer com o que profissional de socioeducação compreenda que trabalhamos em conjunto[ com todo o Sistema de Garantia de Direitos], que o adolescente tem todo esse amparo para que ele consiga desenvolver o cumprimento da medida socioeducativa com qualidade, com crescimento educacional, construindo uma reflexão do que aconteceu nessa trajetória da vida dele.”, conclui.

Durante três semanas, socioeducadores e equipe técnica, entre eles psicólogos e assistentes sociais, tiveram aulas sobre a trajetória da socioeducação no Brasil, as fases do atendimento socioeducativo,práticas restaurativas, organização e rotina dos centros socioeducativos, construção do círculo de paz, justiça restaurativa, trajetória jurídico processual do adolescente, gerenciamento de crise, segurança preventiva dentre outras temáticas.

Para contribuir com o conteúdo que foi apresentado, a Seas contou com a parceria de outras instituições que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos dos jovens em cumprimento de medida, por meio da Promotora de Justiça, Antônia Lima Sousa, representante do Ministério Público do Ceará (MPCE); a Delegada Titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Ana Paula Silva Santos Barroso, e da equipe do Núcleo de Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa, da Vice Governadoria do Estado do Ceará. Todos contribuíram com palestras sobre sua expertise.

A palestra de encerramento foi realizada pela Delegada Titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Ana Paula Silva Santos Barroso, que contextualizou sobre a rotina no seu ambiente de trabalho. “O tema da palestra aqui é o papel da DCA na capital de fortaleza, além de mostrar o trabalho em si que a delegacia desenvolve também conscientizá-los acerca de um trabalho mais humano. Tanto assim como a delegacia trabalha no viés de apurar os dados também de ter um olhar acolhedor para aqueles adolescentes que ingressam infelizmente no mundo do crime. Então, que a gente também trabalha nessa perspectiva de assistir esses adolescentes,entender essas demandas e acionar uma rede de proteção quando se fizer necessário o caso.” reforçou.

A partir desta quinta-feira (06) os colaboradores que foram capacitados começaram a ser lotados nos centros socioeducativos de Fortaleza para iniciar o período de estágio.