Centro Socioeducativo recebe ações da cultura nordestina

16 de julho de 2019 - 09:22

O Centro Socioeducativo São Francisco recebeu nos últimos dias 12 e 13 de julho, ações culturais com temáticas nordestinas. A atividade, que contou com a parceria Secretaria da Cultura (Secult), possibilitou vivências com o intuito de compartilhar os fazeres e saberes tradicionais do povo nordestino.

No primeiro momento, os jovens se juntaram ao artista visual, Wanderson Petrova, para pintar imagens regionais na quadra esportiva da unidade socioeducativa. A ação teve como objetivo apresentar a estética regional, trazendo motivos da xilogravura e do sertão como decoração temática para receber uma festa junina.

Posteriormente, em parceria com a Secult, foi apresentado para os jovens e seus familiares o trabalho do Grupo Junino Flor do Caju, que com a participação de 62 membros, entre brincantes, equipe de apoio e músicos, apresentou o espetáculo “Nordeste Independente” que circulou em vários municípios do Ceará, reforçando as festas populares que acontecem tradicionalmente no período de junho e julho.

As ações de arte e cultura são realizadas segundo um calendário previamente estabelecido com as unidades e parceiros institucionais, com o intuito de propiciar uma educação artístico-cultural por meio de ações e atividades em que o adolescente possa participar e experienciar a cultura e a arte do nosso povo.