Centros Socioeducativos realizam ações de prevenção às hepatites virais

31 de julho de 2019 - 17:07

Os Centros Socioeducativos do Estado do Ceará, por meio do Eixo de Saúde da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), receberam ações de prevenção das hepatites virais. Conhecido como julho amarelo, as atividades possuem o objetivo de intensificar a prevenção, a conscientização e o controle da doença infecciosa.

Durante todo o mês, as unidades realizaram palestras expositivas sobre a doença, bem como dinâmicas para explicar a categorização das hepatites B e C. Além disso, também foi realizada testagem rápida das respectivas categorias nos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

A hepatite é uma doença silenciosa e por isso a importância de se discutir sobre o assunto, é o que reforça a Assessora do Eixo de Saúde, Eliana Freitas. Os tipos mais comuns de hepatites são causados pelos vírus A, B e C, que acarreta inflamação no fígado. Seus sintomas mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, entre outros.

A Campanha Julho Amarelo é reforçada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.