Esporte, Arte e Cultura são temas centrais da abertura da II Olimpíada Socioeducativa

7 de agosto de 2019 - 18:07


Jovens e familiares se reuniram para celebrar união no evento esportivo

Movidos pelo espírito esportivo, o Centro Socioeducativo Patativa do Assaré (CSPA), foi escolhido para sediar a abertura da II edição da Olimpíada Socioeducativa do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (07), no ginásio poliesportivo da unidade. O evento destaca a importância do Projeto Esporte Gera Ação, que atua com parceria entre entidades e federações esportivas como metodologia de socioeducação.

Em sua fala o Superintendente da Seas, Ramom Carvalho, destacou a importância do evento: “A nossa expectativa é de promover a integração dos jovens, proporcionar um conhecimento sobre o esporte, engajamento e quem sabe até uma profissionalização dos jovens que hoje estão aqui, vislumbrando um possível engajamento em algum clube ou a realização de alguma atividade relacionada ao esporte”, reforçou.

Ao som da Banda Marcial, Elias A. Marx, cerca de 45 adolescentes estiveram presentes na cerimônia de abertura, representando, respectivamente, cada centro socioeducativo de Fortaleza por meio de desfiles. Serão disputadas 11 modalidades, em quase dois meses de evento, com o destaque para a inclusão de modalidades como gamão, break dance, basquete, handebol, capoeira, handebol e atletismo.

Representando a simbologia dos jogos olímpicos, um adolescente da unidade anfitriã da abertura (CSPA) realizou uma pequena volta no ginásio com a pira olímpica, com o objetivo de celebrar este momento. Para finalizar a confraternização, as adolescentes do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota realizaram uma apresentação de dança com a temática do esporte e jovens do Centro Socioeducativo Canindezinho realizaram passos de hip-hop.

Para a adolescente, K, de 17 anos esse foi um momento especial pois foi a primeira vez que ela participou de um evento deste porte e frisou que estão se preparando desde maio para a participação com as colegas do centro socioeducativo.

A novidade desta segunda edição será a participação das unidades do interior. No dia 18 de setembro, as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral terão aberturas regionais para, ao final, disputarem jogos com os centros socioeducativos da Capital. As atividades serão realizadas até o dia 26 de setembro de 2019 e 815 jovens em todo o Estado participarão das disputas esportivas nas unidades socioeducativas.