Seas participa do lançamento da campanha do Setembro Amarelo do Vidas Preservadas

30 de agosto de 2019 - 15:02

Há poucos dias do ínicio do mês de setembro, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo – Seas em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará(MPCE), por meio do projeto Vidas Preservadas, iniciaram os preparativos para as ações de prevenção ao suicídio. A abertura do Setembro Amarelo foi realizada na manhã desta sexta-feira(30) no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense(UNIPACE).

Durante o evento, o promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação – CAOPIJE, Dr. Hugo Mendonça, que está a frente desse projeto, discursou sobre a importância da construção e implemento dos planos de ação do Município de Fortaleza e da Seas, no combate ao Suicídio.

A Superintendente Adjunta da Seas, Gabriela Paulino, acompanhou esse momento e reforçou a importância da iniciativa e a parceria com o MPCE: “O advento deste plano foi um marco positivo, essencial para sistematizar as ações, rotinas e fluxos especificamente voltados para a prevenção de suicídios dentro dos centros; o acompanhamento e estudo de cada caso, de forma individual, por uma equipe multidisciplinar e a capacitação continuada de todos profissionais, garantindo um atendimento humanizado e efetivo, tudo com o objetivo de não só diminuir a incidência de casos, mas também ofertar maiores fatores de proteção.”

Setembro amarelo é uma ação nacional de prevenção ao suicídio, com campanhas e ações de conscientização para a população. Nos centros socioeducativos do Estado, para além da campanha já se encontra implantado o Plano de Prevenção ao Suicídio no sistema Socioeducativo do Ceará, que consiste em ações, fluxos, procedimentos e capacitações contínuas para lidar com a temática de forma humanizada e eficaz.