Profissionalização fortalece novos caminhos para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

5 de setembro de 2019 - 18:07

 

Por meio do ensino de novas profissões, os jovens em cumprimento de medida socioeducativa, estão vislumbrando novos caminhos a serem trilhados em suas vidas. No Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, cerca de 24 jovens estão participando regularmente de aulas de informática e barbearia, por meio de cursos ministrados pela Reload.

A perspectiva é que os cursos profissionalizantes abram caminhos para o mercado de trabalho e possibilitem a abertura do próprio negócio. Na informática, os adolescentes aprendem todos os elementos de um computador, seu sistema operacional e programas que o possam ajudar futuramente em qualquer atividade que seja desenvolvida. A barbearia vai desde o design de um corte mais atual, até noções de empreendedorismo e de como montar seu próprio negócio em um ramo que hoje está em ascensão no Brasil inteiro.

A atividade de qualificação profissional da unidade faz parte da parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps), entidade responsável pela gestão da unidade.

Atualmente, cerca de 500 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Ceará estão participando de cursos profissionalizantes.