Seas e MPCE realizam abertura do Setembro Amarelo em unidade socioeducativa

5 de setembro de 2019 - 17:07

As equipes das unidades socioeducativas participaram de um momento de conscientização

 

No mês de Setembro, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do projeto Vidas Preservadas, vêm reforçar a importância da prevenção ao suicídio. Nesta quinta-feira (05) o Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), Dr. Hugo Mendonça, realizou uma palestra em alusão ao setembro amarelo para os colaboradores dos Centros Socioeducativos do Estado do Ceará.

Durante o evento, o Dr. Hugo Mendonça fez uma palestra sobre a prevenção do suicídio e reforçou a importância de se falar da temática e de ações para reduzir a incidência de casos na sociedade, bem como no contexto do sistema socioeducativo que atualmente possui um Plano de Prevenção ao Suicídio.

Para o promotor de justiça, esse evento tem uma imensa importância “porque dentro das unidades socioeducativas há muito a ser feito pela prevenção do suicídio tanto com relação a prevenção do suicídio dos internos (com meninos e meninas), como também pela prevenção do suicídio de todas as pessoas que trabalham nas unidades socioeducativas [..]. O suicídio é um fenômeno que está em todas as classes sociais, profissões e em todas as faixas etárias, ele precisa ser prevenido de forma universal.”

De acordo com a Assessora técnica da área de Psicologia da Seas, Rosane Martins, a palestra foi a abertura oficial das ações institucionais sobre a temática. “Setembro Amarelo é uma campanha que acontece em todo Brasil, com vistas a fortalecer a prevenção do suicídio. A Seas não poderia ficar de fora, então hoje nós tivemos a abertura da nossa campanha do setembro amarelo, juntamente com o Dr. Hugo Mendonça que é um dos nossos maiores incentivadores, ele nos convidou a participar do projeto Vidas Preservadas, que é um comitê que envolve várias instituições, que discute sobre ações e políticas em relação a prevenção do Suicídio, inclusivo no contexto socioeducativo.”

Estiveram presentes no local, a Superintendente Adjunta da Seas, Gabriela Paulino, gestores, equipes técnicas e socioeducadores dos Centros Socioeducativos.

Outras ações serão realizadas durante este mês com os adolescentes e os profissionais do sistema socioeducativo.

 

Ações contínuas

Os centros socioeducativos do Ceará desde abril deste ano atua por meio do Plano de Prevenção do Suicídio, que foi regulamentado pela portaria de Nº 023/2019. Essas diretrizes norteiam ações contínuas de prevenção ao suicídio dentro do contexto socioeducativo no Estado do Ceará, bem como padronização de atuação a ser tomada ao detectado um caso específico. Desde sua implantação 22 casos foram notificados para acompanhamento e tratamento.

Para além disso, as equipes técnicas das unidades receberam capacitação para agir da forma correta ao detectar situações de tentativa de suicídio.