Capacitação continuada do Sistema Socioeducativo é realizada em Fortaleza

7 de outubro de 2019 - 17:01

Cerca de 900 funcionários participarão de curso de reciclagem e aprofundamento

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio de incentivo do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), está realizando capacitação continuada para os servidores que atuam no Sistema Socioeducativo, com vistas a fortalecer o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida. Dando continuidade ao calendário de formações, as unidades de Fortaleza começaram a participar da qualificação nesta segunda-feira (07), no Hotel Beira Mar.
Neste primeiro momento, duas turmas do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré estão participando desta primeira semana de atividades educativas. Ao todo serão 18 turmas na capital para contemplar as 10 unidades socioeducativas que funcionam em Fortaleza.
De acordo com a Coordenadora da Escola Estadual de Socioeducação da Seas, Laura Tavares “a formação além de contemplar um conteúdo totalmente pertinente às necessidades atuais da ação socioeducativa, traz a conscientização à todos da necessidade desses cuidados nas relações e no entendimento do papel de cada um como componente indispensável no processo de Socioeducação e de ressignificação dos valores de cada Adolescente e de sua vida.”
Para o diretor do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, Milton Oliveira, esse é um momento de fazer uma reciclagem dos socioeducadores que atuam nos centros socioeducativos. Para alinhar procedimentos e mostrar que de fato cada um faz parte do processo de socioeducação dos adolescentes que cumprem medidas.
Durante a capacitação os palestrantes, compostos pela equipe técnica da Seas, estão abordando as seguintes temáticas: pedagogia da presença, os quatro pilares da educação e as competências socioeducativas; portaria de Segurança preventiva da Seas; Estudo polidimensional do adolescente e Jovem e PIA – do conceito à prática.

Os centros socioeducativos de Sobral e Juazeiro do Norte, já passaram pela capacitação continuada.