Seas reúne Estado e Município para discutir projetos da rede socioeducativa e assistencial

15 de outubro de 2019 - 12:32

    

Essa é a primeira vez que as instituições discutem possibilidades para egressos no Estado

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo realizou nesta segunda-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHS), uma reunião técnica ampliada com instituições do Estado e do Município para apresentar projetos realizados pela rede socioeducativa e assistencial, com vistas a possibilitar o atendimento dos adolescentes, após o cumprimento da medida socioeducativa.

Para o Secretário da SDHS, Elpidio Nogueira, a iniciativa é de fundamental importância para dar oportunidade àqueles que buscam um novo caminho de vida. “Que nós possamos juntar toda essa rede assistencial para estabelecer uma política que possa atingir um maior número de pessoas”, reforçou.

O encontro foi realizado durante todo o dia, e nele foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas instituições e que servirão como norte às discussões que acontecerão posteriormente. Dentre eles: o plano decenal, programa de egressos do sistema socioeducativo, programa primeiro passo, entre outros serviços disponibilizados pelo estado e município.

Para Elson Percidio, Coordenador da área de Egressos da Seas, esse momento, que é ímpar entre as instituições, possibilita  “que todos os profissionais se apropriem dos serviços existentes e a partir desses serviços, possam formar grupos de trabalho intersetorial  para pensar o fluxo desses serviços para que os adolescentes, por ocasião da sua desinternação, ou progressão de medida possam acessar esses serviços.” concluiu.

A iniciativa inédita coordenada pela Seas, por meio das Coordenadorias de Monitoramento e Avaliação e de Egressos, visa apresentar os serviços existentes e criar grupo de trabalho intersetorial com o objetivo de pensar em um fluxo que faça a integração entre o atendimento feito pelo Estado e pelo Município. Desta forma, o adolescente, ao obter uma progressão de medida ou ser liberado, possa ter acesso aos serviços ofertados pelas instituições.

Organizações

Estiveram presentes no evento, a Secretária Executiva da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Lia Gomes, a Coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Seas, Ana Cruz,  representantes dos municípios, de Crateús, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, entre outras instituições que compõem toda a rede socioeducativa e assistencial do Estado do Ceará.