Natal: Adolescentes realizam apresentações em fantoches sobre o nascimento de Jesus

19 de dezembro de 2019 - 09:49

 

Por meio do teatro, jovens levam o espírito de fraternidade ao público 

Em clima de natal, adolescentes do Centro Socioeducativo de Semiliberdade José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, estão realizando apresentações em fantoches retratando o nascimento de Jesus. A iniciativa está sendo realizada em instituições, que cuidam de pessoas em vulnerabilidade e em tratamento médico.

As apresentações que visam despertar a sensibilidade dos jovens que cumprem medidas socioeducativas na região do Cariri, começaram neste mês de dezembro, e faz parte das atividades realizadas na unidade socioeducativa por meio da oficina de fantoches. Por meio das aulas, os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender a contar histórias com os bonecos, e a confeccionar o material para cada apresentação. 

A diretora da unidade socioeducativa de Juazeiro, Andressa Nunes, explica sobre a atividade.“O projeto teve início com a oficina de construção dos bonecos de fantoches, que foi desde a criação do boneco a caracterização dos personagens que compõe a peça teatral, ministrada pelo professor Reginaldo. Na sequência os adolescentes construíram um painel de fundo para compor a narrativa visual e também de transição voltada ao espetáculo “O Nascimento de Jesus em Cordel” com o professor artista plástico Wanderson Petrova.”, disse.

Com o espetáculo “O nascimento de Jesus em Cordel”, os adolescentes compartilham momentos fraternos sobre a simbologia do Natal com o público que assiste às apresentações. Além de fazer a alegria de crianças e jovens com os bonecos das apresentações em mãos.

Os jovens já se apresentaram na Associação Casa Esperança e Vida de assistência às pessoas com Câncer em Barbalha, Casa de acolhimento da cidade de Barbalha, e na Casa de Acolhimento em Juazeiro do Norte. A expectativa é que no próximo ano, os adolescentes possam contar novas histórias por meio de fantoches.

Fotos: Elvis Vidal e Miguel Pereira/Seas