Adolescente realiza sonho de cursar barbearia por meio de parceria com o Senac

14 de fevereiro de 2020 - 16:20


O jovem de 18 anos realizará especializações por 4 meses

Com o sonho de cursar barbearia, a vida de Gustavo*, de 18 anos, teria outra trajetória, se tivesse tido a oportunidade de realizar seu objetivo. Os caminhos mudaram e hoje cumpre medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Canindezinho, mas sua vontade de ingressar em uma especialização na área de estética masculina nunca mudou. Com a ajuda de toda equipe técnica da unidade conseguiu uma vaga para construir o seu futuro.

Por meio de uma parceria entre Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), realizado pelo Programa Transformar, o jovem começou nesta última segunda-feira (10) o curso profissionalizante em barbearia. Durante quatro meses, além da formação básica, ele também participará de uma especialização em gestão e empreendedorismo, para construir o próprio negócio.

A história do jovem com o sonho de ser barbeiro começou quando viu seu colega de bairro montar o próprio negócio e cortar o cabelo das pessoas do local, e até mesmo fazer sem receber nada. “Ele quando começou não cobrava, ele começou na igreja e tinha um projeto lá. Eu me inspirei nele, pois ele também não tinha condições financeiras e meu primeiro passo para isso se concretizar foi comprar máquina, pentes, tesouras e a minha experiência foi em fazer cortes no cabelo dos meus irmãos e do meu pai, às vezes dos vizinhos.”, disse.

Mesmo antes de ter um conhecimento específico como o que está tendo agora, o jovem quis tentar aprender do jeito que dava e em seu tempo livre, ia em uma barbearia próxima a sua casa para ver como era a prática. “Ficava lá sentado vendo como os caras manuseava os pentes, a máquina, a tesoura, o jeito que cortavam e finalizavam o corte.”, contou sobre a experiência.

No primeiro dia de aula, a mãe do adolescente, a dona de casa Lucileide Freitas, quis acompanhar de perto esse novo momento na vida do seu filho e disse está orgulhosa pela oportunidade que o filho está tendo de aprender uma profissão que levará para a vida após a medida. E espera que ele possa sair com um emprego garantido.

A parceria com o Senac leva para dentro dos centros socioeducativos cursos de qualificação profissional que os jovens se identifiquem, bem como possibilita jovens egressos e de semiliberdade frequentar a sede principal da instituição para fazer o curso presencial. A oportunidade de Gustavo*, é a primeira nesse processo em que um adolescente em cumprimento de medida de internação, sai da unidade para realizar um curso em outro local, como explica o Assessor responsável pela Qualificação Profissional da Seas, Frans Beno Gadelha.

“Ele vai começar o curso agora ainda interno cumprindo a medida de internação, mas, se ele for liberado após a verificação do seu próximo relatório ele vai poder dar continuidade dessa formação lá fora. Esse jovem de fato se foi detectado em conversas com a equipe da unidade que o acompanha, que ele está em um processo de ressocialização consolidado e por isso ele foi escolhido para participar dessa formação na sede do Senac, assim como adolescentes em semiliberdade e egressos do sistema socioeducativo.”

Assim como Gustavo*, outros jovens atualmente que estão em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Ceará estão tendo a oportunidade de realizar cursos de qualificação profissional por meio da parceria entre Seas e Senac.

*Utilizamos nessa matéria um nome fictício para o adolescente.