Colaboradores recebem certificados do Curso de Círculos de Construção de Paz

20 de fevereiro de 2020 - 20:29

As formações estão acontecendo desde 2018

Nesta quinta-feira (20), mais uma turma de colaboradores concluiu o curso de Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa, promovido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos da Vice Governadoria. Cerca de 15 colaboradores da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) foram certificados.

As formações que estão acontecendo desde 2018, reúnem socioeducadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, coordenadores e diretores em atividades teóricas e práticas com base na Justiça Restaurativa, que visa lidar com os conflitos internos que possam surgir por meio de uma metodologia diferenciada.

Durante os relatos sobre a experiência vivida, um dos participantes, o socioeducador Lindongilson do Carmo Pessoa, do Centro Socioeducativo São Miguel, informou que já está atuando com os Círculos de Construção de Paz no cronograma de atividades da unidade, em relato. “Nas quartas-feiras que estou de plantão, eu tenho uma rotina que não fico no bloco, para exatamente fazer um círculo de conversa com os adolescentes, e nós começamos com os adolescentes que estão cumprindo medida disciplinar.”, disse.

Para a Coordenadora Estadual da Escola Nacional de Socioeducação, Laura Tavares, o curso oportuniza  “a inclusão dos profissionais da Socioeducação do nosso Estado nesse universo das práticas restaurativas, que traz a todos a luz do entendimento da importância e valorização das relações entre Socioeducador e socioeducandos, bem como toda a comunidade socioeducativa de cada centro. É o caminho que neste momento se torna como umas das ferramentas mais essenciais para a prática das ações socioeducativas e a melhoria na qualidade da prestação de nossos serviços aos jovens e a sociedade.”

As ações já estão sendo executadas nas unidades socioeducativas pelos facilitadores que participaram das formações. Novas turmas serão ofertadas neste ano.