Colaboradores participam de ações participativas nas unidades socioeducativas

16 de junho de 2020 - 18:21

A iniciativa faz parte do projeto Governança Participativa adotado pela Seas

Visando criar um diálogo direto entre todos os colaboradores dos centros socioeducativos do Estado e os setores da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), começou a ser implantado pela instituição, no ano passado, o modelo de Governança Participativa, baseado em um  processo do Governo do Estado do Ceará, que consiste em realizar encontros mensais entre os diferentes atores que integram a comunidade educativa.

A inciativa faz parte da metodologia de Práticas Restaurativas, já adotado pela Seas em ações diárias com a participação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Desta forma, os colaboradores das unidades possuem um momento de fala e escuta direta, em que podem explanar sobre suas experiências nas rotinas diárias, e sugerir melhorias.

De acordo com o Coordenador de Comunicação e Gestão da Seas, esse projeto mostra um avanço na comunicação entre os colaboradores. ¨Durante capacitação dos servidores que aconteceu em 2019, muito se falou da necessidade de espaços de escuta e de participação dos profissionais. A partir dessas demandas foi pensado esse modelo de Governança Participativa. Precisa ser aprimorado metodologicamente, mas é um avanço como parte de um projeto ampliado de Governança Participativa, com várias instâncias de escuta e tomada de decisão. ¨

Dentro deste contexto também são abordados temas pertinentes para o trabalho, como palestras motivacionais com especialistas e convidados. O diretor do Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente em Sobral, Martins Sousa, comenta que na última reunião convidou um psicólogo para falar sobre Saúde Mental nos tempos de Pandemia, por meio de videoconferência.

O projeto consiste em algumas instâncias que acontecem dentro da rotina das unidades, nos quais são: Conselho Consultivo dos Centros Socioeducativos;- Assembleia Geral dos Colaboradores Dos Centros Socioeducativos; Comissões Disciplinares; Reunião entre Direção, Coordenadores de Segurança; Coordenação Técnica, Coordenador Administrativo e Gerente; Reunião entre Direção, Coordenadores de Segurança, Coordenadores Técnicos, Equipes Técnicas e Equipe de Saúde; Reunião entre Direção, Gerente, Coordenadores de Segurança e Equipe de Socioeducadores ;Reunião entre Direção, Coordenadores de Segurança, Coordenadores Técnicos, Gerente e Equipe Administrativa; Reunião entre Direção, Coordenadores de Segurança, Gerente de Logística (Cozinha, Lavanderia, Transporte, Portarias e Afins) ;Assembleia com os Adolescentes; Visitas Familiares Participativas e Programa Abraços em Família.