Adolescentes assistem programação virtual do Festival de Contis

3 de julho de 2020 - 16:48

Pela primeira vez os jovens participam de um festival internacional por meio dos recursos da tecnologia

Os Centros Socioeducativos do Estado estão realizando sessões para apresentar aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa a programação do Festival de Contis, que acontece anualmente na França, e começou a ser realizado nesta quinta-feira (02) de forma online e continuará até o próximo dia (06) de julho. Este é o primeiro evento cultural em que os jovens participam de maneira totalmente virtual.

Neste ano, o evento está sendo transmitido pelo site oficial da instituição francesa e contém um curta-metragem intitulado “O menino que tinha medo do rio”, com produção da Montserrat Filmes e direção do cineasta Marcos Carvalho, e que teve a participação nos bastidores da produção, de um adolescente egresso do sistema socioeducativo do Ceará. O jovem teve a oportunidade de participar em 2017 do Projeto Cine Liberdade: Edição Especial Cine Liberdade, uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o cineasta pernambucano, que culminou na produção de três curtas-metragens.

Para apresentar a programação do Festival de Contis, as unidades estão organizando sessões com pequenos grupos, e realizando um debate a respeito do assunto, com o objetivo de promover uma reflexão sobre valores morais e sociais com a ajuda da arte e da cultura. As unidades de Sobral já iniciaram as atividades culturais e, gradativamente, todas as unidades devem participar desta iniciativa.

Produções reconhecidas internacionalmente

As produções oriundas deste projeto da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo em parceria com a Montserrat Filmes chegaram a circular em festivais como o de Contis e do Uruguai, em 2018, e proporcionou a ida de adolescentes a esses países, representando suas vivências culturais na construção destas obras.

Leia mais sobre: https://www.seas.ce.gov.br/2018/03/06/governo-do-ceara-realiza-i-festival-de-arte-e-cultura-do-sistema-socioeducativo/

Para acessar o Festival de Contis, basta acessar: