Dia do Nutricionista : A importância do planejamento alimentar nos Centros Socioeducativos

31 de agosto de 2020 - 16:43

Texto: Lígia Duarte; Foto: George Braga

A alimentação balanceada faz parte do plano de trabalho executado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. Para além de ter uma comida bem preparada, adolescentes e colaboradores consomem uma dieta balanceada, rica em nutrientes e extremamente cuidada pela nutricionista da instituição.  Albertina Teixeira, que atua desde 2017 fiscalizando, reforçando a importância das normas de boas práticas na cozinha, bem como elaborando um cardápio diferente a cada mês.

No Dia do Nutricionista, contamos um pouco mais da rotina da profissional que atua em conexão com todos os 17 centros socioeducativos do Estado do Ceará. Atualmente os profissionais que atuam nas cozinhas das unidades não se limitam apenas a cozinhar, mas também fiscalizar os alimentos, deixar o ambiente limpo e arejado para que tudo seja bem higienizado antes de ser servido. E essa orientação é passada regularmente pela nutricionista da Seas.

“Hoje a gente vê uma grande importância do papel do nutricionista nos centros socioeducativos para fiscalizar as refeições que são produzidas, a gente tenta atender ao máximo dentro do nosso Plano de Trabalho que o Estado traçou, vendo a questão de custos juntamente com as OSC’s, então essa questão de fiscalizar se a comida está sendo bem produzida, bem feita, se está atendendo a necessidade do adolescente no quesito calorias, quantidades e também a fiscalização dos centros no sentido a se adequar às normas da vigilância sanitária.”

O cardápio é preparado mensalmente, tudo devidamente porcionado, de acordo com a quantidade, e os produtos que devem ser utilizados. Geralmente o quantitativo é para 100 pessoas, mas Albertina relata que ensinou em todas as unidades como eles devem fazer os cálculos, de forma a evitar desperdícios.

Há um cuidado não só com a alimentação, que é de suma importância para qualquer pessoa, mas também para com aqueles que possuem algum problema de saúde, como predisposição a diabetes, hipertensão entre outros. A refeição para esse grupo é adaptada a esses pré-requisitos, sem fugir do cronograma alimentar mensal. 

A gestão dos Centros Socioeducativos ocorre de forma compartilhada com as Organizações da Sociedade Civil, ficando a compra dos alimentos e a capacitação dos profissionais que atuam na cozinha a cargo destas e cabendo a Seas a elaboração do cardápio e o acompanhamento com o profissional de nutrição.