Seas realizará ações para reforçar a discussão sobre a prevenção ao suicídio

1 de setembro de 2020 - 17:24

Live e palestra são algumas das atividades que serão realizadas

 

No mês dedicado a conscientização da prevenção ao suicídio no Brasil, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizará ações para reforçar a discussão sobre a temática. Será disponibilizado uma programação interna para os adolescentes, bem como será feito uma live com o tema: A Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida em parceria com o Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (Nudijus) e uma palestra virtual para os colaboradores.

Desde 2018, a Seas tem realizado ações contínuas nos centros socioeducativos do Estado a fim de discutir sobre a prevenção do suicídio, tema muito importante a ser tratado quando falamos em socioeducação e adolescentes privados de liberdade 

Por isso foi implantado, o  Plano de Prevenção ao Suicídio no sistema Socioeducativo do Ceará no ano passado para preservar as vidas e conscientizar adolescentes e funcionários. O  documento instrui as ações, fluxos, procedimentos e capacitações contínuas que são realizadas nas unidades socioeducativas para lidar com a temática de forma humanizada e eficaz.

Durante este mês serão realizadas ações para reforçar o compromisso da Seas em propagar sobre a importância da discussão da temática, bem como explicar como é abordado a prevenção ao suicídio nos centros socioeducativos do Estado.

Para isso, a Seas contará com uma programação voltada para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. No qual, os psicólogos irão contextualizar sobre o assunto e retrataram por meio de vídeos educativos produzidos pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) com apoio da Unicef. Para o público em geral, será realizada uma Live em parceria com o Nudijus, com o objetivo de trazer palestrantes que possam discutir sobre a temática em relação ao sistema socioeducativo. E por fim, terá uma palestra virtual para os centros socioeducativos sobre o manual de prevenção ao suicídio adotado pela instituição.