Recomeço: Adolescente recebe oportunidade através do surfe

30 de outubro de 2020 - 11:12

Jovem recebeu prancha e curso para aperfeiçoar aprendizado

Olhar para o mar pertinho e querer se aventurar por meio do surfe, é assim que a jovem Darla Farias descreve como se apaixonou pelo esporte. Mesmo sem condições, a jovem pegava um pedaço de isopor para substituir a prancha. Com o tempo, sua vontade de ter um equipamento profissional, mas sem recursos financeiros, mudou o rumo de sua vida e a fez cumprir uma medida socioeducativa provisória. Após cumprir a medida, a jovem teve a oportunidade de um recomeço por meio de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Projeto Surfe Resgatando Sonhos, executado por meio da Lei de Incentivo do Esporte, e é captado pela Enel.

Nesta quinta-feira (29), foi entregue uma prancha com todos os equipamentos necessários para Darla, e foi oferecido um curso de surfe em uma das quatro escolinhas destinadas ao atendimento de crianças e jovens da comunidade do entorno das praias da Barra do Ceará, Leste Oeste, Praia do Futuro e Taíba.

Para Carol Teles, representante da empresa Proativa, que executa o Projeto Surfe Resgatando Sonhos, esse momento representa o que é essa iniciativa. “O Projeto Surfe Resgatando Sonhos ele tem esse poder de resgatar os sonhos dessas crianças, fazer interagir essas comunidades e realmente minimizar a criminalidade e contribuir com essa reintegração social. Então a gente ficou muito feliz, porque muitas das palavras que a gente usou hoje foi resgatar os sonhos. Resgatar a perspectiva de um futuro, com a ferramenta do esporte.”

A oportunidade foi destinada por meio de uma solicitação do Juiz da 5º Vara da Infância e Juventude, Manuel Clístenes, que, ao ter conhecimento de toda a história da adolescente, solicitou que a Superintendência pudesse envidar esforços no sentido de possibilitar um encaminhamento para seu recomeço pelo esporte.

Para Darla, os esforços da Seas e do Juiz foram fundamentais e ela agradece por tudo. “Agora é só focar no surfe, e voltar a estudar.” completa.

Oportunidade

Além da oportunidade para Darla, a parceria com o Projeto Surfe Resgatando Sonhos pode ter continuidade para projetos futuros destinados a outros jovens em cumprimento de medida socioeducativa que queiram aprender a surfar.