Aulas presenciais são retomadas em cinco unidades socioeducativas

4 de novembro de 2020 - 16:42

Em média, 73% dos adolescentes estão sendo atendidos de forma presencial

Cinco unidades socioeducativas de internação retomaram, nesta terça-feira (3), as aulas presenciais ofertadas para os adolescentes do Sistema Socioeducativo de Fortaleza, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

O retorno gradual segue as diretrizes pedagógicas da Seduc, e os protocolos sanitários assegurados pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

A secretaria de Educação, Eliana Estrela, destacou a importância deste retorno. “É muito importante e fundamental para essas pessoas o fato de continuar o atendimento educacional de forma responsável e com aprendizagem qualificada. Essa parceria é muito importante tanto para a Seduc e Seas para as pessoas privadas de liberdade”, destaca.

A Assessora Técnica da área de Educação da Seas, Aparecida Costa, explica esse novo momento. “Estamos retornando com as aulas presenciais dos 5 centros de internação da capital. Essas aulas vão acontecer com o ensino híbrido, dias os adolescentes terão aulas presenciais e dias terão aulas remotas. Foi pensando em uma metodologia de ensino de projetos pela escola, CEJA José Walter, dessa forma os adolescentes terão uma metodologia de ensino bem prazerosa em que eles sejam estimulados a pensar e a elaborar as estratégias também de aprendizagem.”, reforça.

Nestas cinco unidades, em média 73% dos adolescentes, que estão cursando os anos finais e o ensino médio, estão sendo atendidos de forma presencial. Cada sala atende no máximo 4 adolescentes por turma, respeitando o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.

As aulas dos anos iniciais continuam acontecendo de forma remota em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME).

Até o momento, aulas presenciais ocorrem em 5 unidades socioeducativas de internação, Centro Socioeducativo Dom Bosco, Canindezinho, Patativa do Assaré, Aldaci Barbosa e Cardeal Aloísio Lorscheider.