Professores se unem para projeto artístico com adolescentes

18 de novembro de 2020 - 11:24

A atividades faz parte da rotina pedagógica da unidade de Juazeiro do Norte

A arte move o corpo e a mente por meio de sensações, baseados nisso, os professores de arte e música, Wanderson Petrova e Reginaldo Silva, do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, juntos realizaram uma atividade artística com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Na última semana, os jovens, sob direção dos professores, participaram de um processo de criação, com pinturas corporais e criação de música, por meio do movimento do corpo, cujo resultado final foi a produção de um vídeo. Ao som da música original, “True Love”, da banda Soja, os jovens adaptaram a melodia com uma nova letra, que retrata o amor.

O professor Wanderson, explica essa atividade. “Eu desenvolvi esse projeto com o professor Reginaldo, porque nós queríamos que o corpo falasse junto com a arte que também serve para manipular o instrumento e consequentemente a música que sai dele. Só que nós queríamos uma ideia de movimento e narrativa visual no próprio corpo. Dessa vez não é tela, não é papel, não é parede mas o próprio corpo que cria sob o papel, sob a parede, sob a tela é o mesmo corpo que está sendo pintado e conta uma história, uma versão da música e que movimenta um instrumento.” disse.

A atividade faz parte do projeto conexão musical ministrada pelo professor de música, Reginaldo, cujo intuito é proporcionar aos jovens uma forma de interação com a comunidade externa, uma vez que as visitas e encontros encontram-se suspensos provisoriamente. No projeto, os jovens aprendem os trechos musicais isolados em uma nova construção sonora e, após muitos ensaios, realizam a gravação de áudio e vídeo.