Projeto Baú de Leitura doa livros para o sistema socioeducativo

2 de dezembro de 2020 - 19:44

A iniciativa visa impulsionar as atividades de arte e cultura

Visando levar o conhecimento e o hábito da leitura para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a Casa do Conto com o projeto Baú de Leitura realizou nesta quarta-feira (02), uma doação de livros para o sistema socioeducativo. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado através da Lei estadual de incentivo a Cultura e captação da ENEL.

A ação, que tem o objetivo de impulsionar as atividades de arte e cultura no contexto socioeducativo foi realizada na biblioteca no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, que simbolicamente recebeu cerca de 400 livros e contos que ajudarão na continuidade das ações de incentivo a leitura que já acontece nos centros socioeducativos do Estado.

Estiveram presentes na entrega dos livros, o Coordenador do projeto Baú de Leitura, Almir Mota, e a narradora da Casa do Conto, Maria Julia, que realizaram uma contação de histórias e explicaram um pouco sobre a ação que fazem nas associações comunitárias. O momento também teve a participação do educador e poeta da Seas, Eduardo Africano, que recitou uma poesia para os jovens presentes.

Almir fala um pouco sobre a entrega de mais livros ao sistema socioeducativo. “O projeto baú de leitura está chegando novamente ao equipamento socioeducativo e esse já é o segundo que a gente está tendo a possibilidade de entregar. Hoje para gente é muito bom está voltando as atividades do projeto, exatamente com a entrega de 4 baús, e 1 pra cá. São exatamente 400 livros, esse baú tem literatura brasileira, estrangeira, cordéis, quadrinhos, e bastante literatura cearense. É um acervo bem variado para cair bem no gosto dos jovens.”

Para a Assessora Técnica da área de leitura da Seas, Ana Dourado, o objetivo principal deste tipo de parceria é o de incentivar o jovem a leitura, e o inserir no meio da arte e cultura para novas perspectivas de vida futura.

O adolescente de 17 anos, W. é a prova que a leitura faz diferença. “É muito bom ter os livros aqui [na biblioteca] pois é uma coisa que a pessoa vem e lê o livro. Eu acredito na leitura, eu não sabia muito ler e eu fui aprendendo. Eu aprendi na unidade a melhorar a leitura.”

O projeto Baú de Leitura teve início em 2005 por iniciativa da Enel, desde então a Casa do Conto coordena e executa o projeto que leva a leitura por diversas partes do Ceará.