Projeto realizado em parceria com a Terre des Hommes finaliza ano com 52 círculos restaurativos

21 de dezembro de 2020 - 16:53

Os resultados positivos foram apresentados nesta segunda

O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré realizou na manhã desta segunda-feira (21) o encerramento do projeto-piloto em parceria com a Terre Des Hommes (Tdh), no qual constituiu a implementação das práticas restaurativas na rotina socioeducativa da referida unidade. Durante o “Círculo de Celebração”, foram apresentados os resultados do projeto.

Desde 2019, a Tdh, por meio de um Termo de Cooperação celebrado com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), habilitou profissionais do sistema socioeducativo para atuarem como facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. De acordo com a Coordenadora de Projetos da Tdh, Renata Araújo, mesmo com o contexto deste ano, a unidade se empenhou em dar continuidade as atividades, e inclusive finalizou o ano com a realização de 52 círculos de paz sob a supervisão do Tdh (dados referentes de setembro a dezembro), conforme avalia:

“Podemos afirmar que, ao final do Projeto, o Centro Socioeducativo Patativa do Assaré conta com mecanismos eficientes para lidar com situações de conflito e transgressões disciplinares a partir da adoção das práticas restaurativas. Vale destacar que os círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz estão sendo utilizados para conversar sobre temas pertinentes a medida socioeducativa, inclusive temas sugeridos pelos próprios adolescentes, mas também para lidar com situações difíceis.”

Renata reforça também todo o empenho e dedicação dos profissionais da unidade que se dedicaram e se empenharam durante esse aprendizado. “Esses resultados são principalmente em razão do empenho e motivação dos profissionais do CSPA, que não pouparam esforços em colocar os Círculos em prática e permanecem comprometidos durante todo o Projeto, enfrentando desafios para conciliar as atividades relacionadas ao atendimento socioeducativo e a realização das práticas restaurativas.”.

As práticas restaurativas são ações da justiça restaurativa que visa trabalhar ações de prevenção, nas quais se fortalecem os vínculos entre os adolescentes e as atividades que já acontecem dentro da própria unidade.

A perspectiva é que essa metodologia possa ser replicada gradativamente em todas as unidades socioeducativas.