Webinário on-line lança manual sobre fatores de risco e de proteção frente à afiliação de jovens a organizações criminosas

26 de janeiro de 2021 - 16:24

A Seas está participando como apoiadora do evento

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo participará nesta sexta-feira (29) do webinário online de lançamento do “Manual de análise de fatores de risco e de proteção frente à afiliação de adolescentes e jovens a organizações criminosas”. A publicação é resultado de articulação feita no âmbito do Masterplan de Segurança Pública, conduzido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e apoiada pelo órgão que administra o sistema socioeducativo.

Além da apresentação do manual, o evento contará com um debate entre o psicólogo e mestre em psicologia Jorge Wambaster Farias, idealizador da pesquisa que gerou o manual, e o coordenador do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa, Thiago Holanda, sobre o panorama, no Ceará, do enfrentamento à violência, com foco em jovens e adolescentes.

A abertura do evento terá a participação do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, representando a FIEC, o coordenador do Laboratório Cearense de Psicometria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Walberto Santos, e o Superintendente da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, Ramom Carvalho.

O manual traz uma abordagem prática da pesquisa realizada por Jorge Wambaster Farias para a sua dissertação de mestrado em Psicologia na UFC. A ideia é que a pesquisa possa ser mais facilmente consumida e transformada em ações, tanto do setor público quanto do setor privado, destinadas a prevenir a filiação criminal de jovens e adolescentes, ou em iniciativas que possam ajudar jovens nessa condição a conseguirem sair dessa realidade.

Na pesquisa, o psicólogo buscou analisar o que leva jovens e adolescentes a se filiarem a organizações criminosas, explorando e avaliando a influência de fatores psicossociais de risco e de proteção. A pesquisadora de segurança pública do Observatório da Indústria da FIEC, Mariana Biermann, explica que o Observatório forneceu suporte à pesquisa articulando a sua viabilização junto à Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, ligada ao Governo do Ceará.

“O manual tem o intuito de facilitar o acesso à informação produzida na dissertação de mestrado de Jorge Wambaster Farias, trazendo os resultados da pesquisa numa abordagem mais assertiva e prática”, explica Mariana.

Durante a pesquisa a Seas disponibilizou todo o aparato pessoal e de informações necessárias para a conclusão da pesquisa que foi transformada em Manual.

Serviço:
Webinário de lançamento do Manual de análise de fatores de risco e de proteção frente à afiliação de adolescentes e jovens a organizações criminosas
Data: 29/1/21
Horário: 16h
Onde: No Youtube do Sistema FIEC. Clique AQUI para participar. (Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=RJh7xacGnAQ&feature=youtu.be)

Texto com informações da assessoria do Sistema Fiec