Sobral: Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participam de curso do Museu da Fotografia

9 de fevereiro de 2021 - 17:48

 

As atividades acontecerão até o dia 13 de fevereiro

Com o objetivo de mostrar um novo olhar da arte e da cultura, os adolescentes dos Centros Socioeducativos localizados em Sobral, iniciaram nesta segunda-feira (08) a participação no curso de fotografia básica promovido pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). A atividade faz parte de uma parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e acontecerá até o próximo sábado (13).

Durante uma semana, cerca de oito adolescentes participaram de aulas técnicas de fotografia analógica e digital. Desde a parte teórica, com ensinamentos de como essa técnica de captar imagens surgiu, até as regras para um melhor ângulo, captação de luz, revelação de fotos, entre outros que visem mostrar aos jovens que a fotografia hoje está em todas as partes, e que este tipo de arte pode mudar vidas, pode mudar pessoas, como reforça a fotógrafa e educadora, Mariana Parente.

Mariana explica a importância do Museu da Fotografia também em levar o ensino para todos. “A gente[Museu] faz questão que todos tenham acesso à educação, sabemos que tem pessoas que não são privilegiadas, então gostamos e queremos abranger essas oficinas, e alcançar as pessoas a entender a importância da fotografia, e de que isso pode ser um futuro brilhante para eles lá na frente.” 

Uma equipe de educadores do Museu está ministrando o curso dentro das unidades socioeducativas. Foram disponibilizados materiais para as oficinas pela própria instituição de fotografia, além de blusas que remetem ao projeto. 

A parceria entre a Seas e o Museu da Fotografia acontece desde 2017, com visitas técnicas ao equipamento, e oficinas sobre fotografia. Nesse novo momento do projeto, jovens  do Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e Centro Socioeducativo de Sobral estão tendo a oportunidade de ter uma vivência na área da fotografia.