Patativa do Assaré: Centro Socioeducativo cria jornal interno

5 de março de 2021 - 18:52

O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, criou o Jornal, ¨ Socializando e vivendo valores¨. A iniciativa trata-se de um canal de comunicação interna, que aborda vários temas do interesse do público jovem.

Sua primeira edição foi em janeiro do ano passado, mas com o inicio da pandemia os adolescentes deram uma pausa e retomaram a iniciativa apenas no último mês. Com apoio de todo o corpo técnico, a ideia sugerida pela Coordenadora Técnica da unidade, Verônica Alcantara, foi abraçada por todos.

Durante a produção do jornal, os jovens possuem liberdade para escrever uma mensagem, criar um poema, fazer entrevistas e falar sobre as rotinas internas. De acordo com Verônica, um dos processos, que é o de diagramação e escrita são executados e facilitado durante as aulas de informática que os jovens participam na unidade socioeducativa.

A última edição deste mês de março, conta com um texto especial escrito por um dos adolescentes que cumpre medida socioeducativa no Patativa do Assaré, no texto ele relata sobre sua experiência positiva com as práticas restaurativas. Ação realizada no centro socioeducativo em parceria com a Terre Des Hommes, na resolução de situações conflituosas.

O jornal, de circulação apenas interna, ainda não tem periodicidade mensal, mas a perspectiva é que todos os meses os jovens possam se engajar e se revezar para escrever sobre novas temáticas.