Superintendente e Superintendente Adjunto são empossados na Seas

30 de junho de 2021 - 18:01

Os novos superintendentes da SEAS – Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo foram empossados na tarde desta quarta-feira, em solenidade virtual. Roberto Bassan Peixoto (Superintendente) e Alberto Sérgio Holanda Banhos (Adjunto) assumem o órgão com a missão de dar continuidade ao trabalho de referência no sistema socioeducativo no Estado do Ceará. A Vice-Governadora Izolda Cela foi representada no evento pela Assessora Especial, Carla da Escóssia.

“Quero agradecer a todos os atores importantes na construção da SEAS, em especial ao Governador Camilo Santana e à Vice-Governadora, Izolda Cela. A professora Izolda foi a inspiração e o referencial na condução técnica do sistema socioeducativo. Muito me honra fazer parte de um governo vitorioso”, comentou Roberto Bassan, reconhecendo também o papel importante do Ministério Público, da Sociedade Civil, do Padre Agnaldo e dos Ex-Superintendentes Cássio Franco e Ramon Carvalho.

O Superintendente Adjunto, Alberto Banhos, destacou os avanços da Seas nesses cinco anos: “Investimos nas habilidades técnicas dos nossos colaboradores, na participação dos treinamentos, infraestrutura dos centros de treinamento, inaugurando novas unidades e avançando, principalmente na saúde dos adolescentes nesse período tão complicado e desafiador que foi a pandemia”, concluiu.

A Secretária Socorro França da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos -SPS – deu as boas vindas aos novos superintendentes, afirmando que há muitos desafios a serem superados: “Todos estaremos unidos com o objetivo de devolver esses jovens à sociedade para viverem em paz, alcançando todos os seus sonhos. Tudo é possível quando existe amor e coração dentro desse sistema de socioeducação.

A Desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, da Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado, fez um retrospecto do que era o sistema socioeducativo no Ceará, antes da criação da Seas e após a criação da superintendência: “Presenciamos cenas horríveis nos centros socioeducativos. Vieram pessoas importantes para que houvesse uma mudança radical. Aqui eu ponho como referência a vice-governadora Izolda Cela, muito humana e guerreira, além do Padre Aguinaldo, do Cássio Franco, da doutora Socorro França. O sistema é outro”, colocou.

Para a Promotora de Justiça, Antônia Lima, representando o Ministério Público, as principais ferramentas para a criação da Seas foram a sensibilidade do governador Camilo Santana e o diálogo com todos as pessoas envolvidas no processo. “Foi uma luta. O sistema estava precário, acabado, mas foi erguido porque abraçamos uma causa justa. Temos que celebrar a esperança e a fé”, reforçou a doutora Antônia. Também participaram da cerimônia de posse, Vera Santos, do Sintbem e Rubens Lima, da Defensoria Pública.