Jovens Profissionais do Futuro desperta adolescentes para vida integral e sustentável

14 de julho de 2021 - 16:11

 

 

O Projeto Jovens Profissionais do Futuro, que reúne 75 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e 70 socioeducadores, uma parceira da Seas com a Rede Cidadã, movimenta neste mês de julho os Centros Socioeducativos Cardeal Aloísio Lorscheider, Canindezinho e Dom Bosco.

O objetivo é o fortalecimento de vínculos, integração social, promoção do protagonismo, bem como o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens, focando para o mercado de trabalho. Frans Beno, assessor técnico do eixo Qualificação Profissional da Seas, destaca a parceira com a Rede Cidadã, que investe no trabalho social desde 2002:

“A Rede reúne a sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários para trazer soluções em geração de trabalho e renda”, informa Frans.

 

Aspectos de identidade

 

O projeto estabelece quatro aspectos de identidade: “Eu”, “Eu e o Outro”, “Eu e o Mundo do Trabalho” e “eu e a Vida”. Os aprendizados envolvem o autoconhecimento que cria consciência e controle emocional, atitudes de empatia, reconhecer valores, talentos e competências, e o mais importante: despertar para a vida integral e sustentável.

No Centro Socioeducativo Dom Bosco, as atividades tiveram início na última segunda-feira (12), nos períodos da manhã e tarde. Serão15 encontros com a participação de seis adolescentes por turma. Larissa Camerino, diretora do Centro, demonstra entusiasmo com a adesão por parte dos adolescentes e a satisfação com relação aos facilitadores: “Vale a pena investir, pois teremos grandes resultados ao final”, afirma.

 

 

Competências socioemocionais

 

Os socioeducadores trabalham as competências socioemocionais, preparando os jovens e adolescentes para o enfrentamento do mercado de trabalho. E os resultados vão surgindo ao longo do projeto, com a redução da ansiedade e maior capacidade reflexiva.

Ressalta-se, também, a ampliação do repertório linguístico; maior consciência de si durante os atendimentos; maior capacidade em nomear suas próprias emoções; maior clareza em relação aos conceitos do mercado de trabalho e aos projetos de vida para o futuro; maior interesse e necessidade para mudar de vida.