Iniciação ao Hip Hop desperta interesse dos adolescentes no Projeto “Danças Urbanas”

5 de agosto de 2021 - 09:44

Com parcerias do Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e Centro Cultural Bom jardim, a Superintendência do Sistema Estadual Socioeducativo (Seas) encerrou na última semana o projeto “Danças Urbanas”: Iniciação ao Hip Hop Dance. As atividades, que tiveram duração de 12 dias (19 a 30 de julho), foram realizadas no Centro Socioeducativo Dom Bosco, reunindo adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O DJ William ficou à frente da produção musical, apresentando aos jovens o estudo das técnicas básicas de mixagem e terminologias, ações realizadas em um formato integrado, possibilitando uma melhor compreensão do curso pelos adolescentes:

“Eu percebi que alguns deles são bem interessados em aprender. Eu fico muito feliz com isso porque você vê uma chance de mudar a mente das pessoas para coisas produtivas. Também é uma oportunidade de garantir uma profissão no futuro”, pontuou o DJ William, destacando o sucesso que foi participar dessa ação.

Além do trabalho executado pelo DJ, foram explorados mais dois elementos importantes: a preparação corporal, para que os alunos pudessem acompanhar o ritmo, evitando lesões e fadigas musculares; Hip Hop Dance: desenvolvimento de uma pesquisa musical e espacial, tendo como ferramenta o corpo.

 

Origem do Hip Hop

Na condição de cultura urbana, o Hip Hop surgiu na periferia de Nova York, entre as comunidades caribenhas, afro-americanas e latino-americanas na década de 1970. O contexto social era de violência e criminalidade nesses bairros, e a única forma de lazer possível para os jovens era nas ruas. Encontraram na música, poesia, dança e na pintura uma forma de manifestação de sua realidade e contestação.

 

O fundador do hip hop teria sido Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do Hip Hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj, Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York. Aos poucos a poesia na música, representada pelo rap, ganhou o espaço nas discotecas, que até então não cansavam de tocar os hits da era disco. O grafite nos muros era a expressão da pintura na cultura hip hop, e o break era a dança que saía das ruas para as festas em toda a cidade.

O Hip Hop no Brasil

O disco Hip-Hop Cultura de Rua é o que marca a chegada do movimento no Brasil. São vários os rappers que participam do álbum, entre eles Thaíde e Dj Hum, até hoje dos principais nomes do hip hop nacional. Mas a cultura hip hop chegou primeiro ao Brasil por intermédio do break dance. Antes do álbum, o hip hop brasileiro tinha seu espaço nas ruas de São Paulo, mais precisamente no metrô São Bento, em que os artistas faziam sua performance para quem passasse pela rua e estivesse disposto a contribuir.