Alberto Bial comemora resultados pelo trabalho junto a adolescentes no Dom Bosco

10 de agosto de 2021 - 10:14

O técnico do Fortaleza/Basquete Cearense, Alberto Bial foi uma atração à parte para os adolescentes em privação de liberdade do Centro Socioeducativo Dom Bosco. Uma tarde de sexta-feira (06) reservada para ouvir um pouco da experiência do vitorioso basquetebolista que adotou a cidade de Fortaleza para trabalhar nos campeonatos da NBB. Após falar um pouco sobre a história do esporte e vivência na profissão, Bial convidou os jovens para um treinamento, onde explicou cada jogada e as técnicas utilizadas em quadra.

A parceria firmada, desde 2018, visa à utilização do esporte como ferramenta de superação e meio de ressignificação de valores para os adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará, além de proporcionar atividades que incluem treinamentos físicos e testes seletivos para novos talentos.

Para Bial, “esses momentos são importantes, têm um preço de medalha, uma conquista que iniciamos há três anos. Quando eu observei a forma que eles estão atuando. e como a Seas administra essas situações, ampliando esses núcleos do basquetebol, isso pra mim já é uma vitória, como se eu tivesse ganhando uma medalha de ouro”, comemora.

Programa Esporte Gera Ação

Um projeto criado em 2017, tem como objetivo estimular a prática do esporte entre os adolescentes como parte do processo social. O Programa é realizado por meio de parcerias com as federações esportivas que atuam no Estado.

O Programa é estruturado em eixos de atuação: I – Escolas de Modalidades Esportivas, participação das federações esportivas dentro dos centros socioeducativos; II- Círculos de Palestras Motivacionais, com histórias de vida e exemplos para inspirar os adolescentes; III- Jogos de Apresentação, que consistem em apresentar novas modalidades aos adolescentes, promovendo integração e novos conhecimentos, IV- Participação dos adolescentes em agendas positivas das federações, V – Avaliação de adolescentes que possuem aptidões em determinado esporte para que possam participar de seletivas, VI – Formação de arbitragem e VII – Formação em monitores de esporte.