Seas conclui capacitação para socioeducadores em Fortaleza e Juazeiro do Norte

6 de setembro de 2021 - 16:24

A Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas) concluiu na última sexta-feira, 3, a capacitação inicial para socioeducadores que vão compor as equipes dos centros socioeducativos Antônio Bezerra, em Fortaleza, e Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (com previsão de inauguração no início de outubro). Ao longo de 10 dias, os colaboradores participaram de uma imersão sobre o Sistema de Atendimento Socioeducativo no estado do Ceará.
A capacitação dos novos socioeducadores é obrigatória para aqueles que iniciarão um trabalho dentro dos Centros Socioeducativos, visando a interação de suas funcionalidades. Coordenadores da Seas contribuíram para a formação dos colaboradores com temáticas que fortaleceram os vínculos entre todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos- SGD, bem como as atividades realizadas nos centros por meio dos eixos setoriais.
As palestras abordaram a trajetória da socioeducação no Brasil, as fases do atendimento socioeducativo, práticas restaurativas, organização e rotina dos centros socioeducativos, construção do círculo de paz, justiça restaurativa, trajetória jurídico processual do adolescente, gerenciamento de crise, segurança preventiva dentre outras temáticas.

Formação em Fortaleza

O Curso de Formação Inicial de Socioeducadores e Equipe Técnica do Centro Socioeducativo Antônio Bezerra, em Fortaleza, foi realizado no auditório do Centro Socioeducativo Passaré. No encerramento, Cristiane Holanda, gestora da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Compaz), representando a Vice Governadoria do Ceará, ministrou a palestra: “Construção de círculo de Paz, Justiça Restaurativa e Socioeducação”.

A promotora de Justiça da 78ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, doutora Antônia Lima proferiu palestra sobre o papel do Ministério Público no Atendimento Socioeducativo. As delegadas da Delegacia Da Criança e do Adolescente, Higina Hissa Sampaio e Solange Dantas Alexandre abordaram o tema: “O papel da DCA no atendimento ao adolescente e jovem na capital do estado”

A coordenadora da Escola Estadual de Socioeducação, Jéssica Muriel, ressalta a importância da capacitação : “Através da formação, os novos colaboradores passam a conhecer as técnicas abordadas e os fundamentos do sistema socioeducativo, além de se adaptarem ao modelo de gestão abordado pela Seas”.

Formação em Juazeiro do Norte/CE

O encerramento, em Juazeiro do Norte, aconteceu com a participação da coordenadora da central de vagas Aline Lucena. Já a Advogada Paola Baia abordou sobre a trajetória jurídico-processual do adolescente. No período da tarde, houve a participação de Andressa Nunes com um círculo de encerramento do curso, refletindo sobre o que se espera desse trabalho que está apenas começando.
“Troca de experiências foram bem aproveitadas durante os trabalhos em grupo e a exposição de intervenções dos facilitadores e colaboradores, dando ênfase ao trabalho desenvolvido pela Superintendência nas diretrizes socioeducativas que permeiam o processo de organização e articulação de todas as condições materiais e humanas, para garantir, com efetividade, as ações sociopedagógicas e todas as outras ações que fazem parte do processo ressocializador”, resumiu Andressa Nunes, diretora da unidade.

 

Referência Nacional

 

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, e o superintendente-adjunto, Alberto Banhos desejaram boas vindas aos novos colaboradores. Bassan enfatiza que o novo Centro Socioeducativo Padre Cícero  que será inaugurado no inicio outubro em Juazeiro do Norte: “Vocês irão receber uma unidade consolidada para ser um Centro Socioeducativo de referência nacional, para uma construção politico-pedagógica, um espaço de inovação do ponto de vista de segurança e acolhimento aos adolescentes. Nós iremos criar uma implantação gradual, com poucos adolescentes, gerando uma rotina institucional com os profissionais para ser uma unidade modelo para todo o país.” O superintendente-ajunto, Alberto Banhos, ressaltou também a importância dos profissionais no Centro Socioeducativo: “É com muita felicidade que acolhemos os novos profissionais a  essa nova missão em Juazeiro do Norte. O Centro Socioeducativo Padre Cícero surgiu para aprimorar nosso quantitativo de vagas no geral.”