Seas lança Programa de Oportunidades e Cidadania

13 de setembro de 2021 - 11:32

Texto: Marconi Alves/ Ascom Seas

O Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), instituído pela Portaria nº 120/2021, de 19 de agosto de 2021, viabilizará ações de acompanhamento pedagógico, psicológico, assistência social, bem como qualificação profissional e promoção de atividades de geração de emprego e renda aos adolescentes e jovens oriundos do Sistema Socioeducativo no Estado do Ceará.

Vale salientar que o POC não descuida da necessária vinculação de familiares às ações propostas, com objetivo de trabalhar o fortalecimento dos vínculos e encaminhamentos para a qualificação profissional, favorecendo as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e empreendedorismo. Estas ações são consideradas estratégicas, provocando o convívio social criativo, desenvolvendo talentos e habilidades e criando trajetórias e trilhas para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

De acordo com Elson Silvério, assessor técnico da Seas, está sendo publicado o edital de chamamento para a contratação de Osc’s (Organizações da Sociedade Civil) para prestação de serviços nos Projetos Trilharte e Embaixadores da Paz, além de contratação de equipe multiprofissional para a atendimento e acompanhamento dos adolescentes sob as diretrizes da Seas.

Parceiros da Seas

Parcerias foram articuladas visando a potencialização de recursos técnicos, humanos e financeiros para que o adolescente e jovem pós medida possa alcançar melhores possibilidades de êxito. São parceiros importantes: Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Caminhão da Cidadania que tem assegurado a emissão de documentação de forma rápida; Projeto 1º Passo e Transformando Vidas; Proares ) – (SPS), Defensoria Pública do Estado, Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Secretaria da Administração Penitenciária/CISPE, Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Instituto de Desenvolvimento e Trabalho, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Sistema “S”, Organizações da Sociedade Civil, “Mulheres do Brasil”, dentre outras.

Nesta série de matérias especiais sobre o Programa de Oportunidades e Cidadania, abordaremos ainda detalhes dos projetos Trilharte e Embaixadores da Paz que, na perspectiva do adolescente pó-medida, faz reconhecer a importância da arte, da cultura e do esporte como caminhos para a profissionalização e diálogo com a sociedade. Ao final da série, mostraremos os resultados tão esperados: a oportunidade real que é dada ao adolescente no ingresso no mercado de trabalho: “É uma realização para todos os atores envolvidos”, relata Elson Silvério.