Parceria entre Seas e Prefeitura fortalece sistema socioeducativo

28 de setembro de 2021 - 14:28

Texto: Marconi Alves - Seas/Ascom Fotografia: George Braga - Seas/Ascom

Presente e futuro reunidos numa mesma ação. Na tarde da última segunda-feira, 27, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude de Fortaleza assinaram o Termo de Cooperação Técnica, no teatro do Cuca Mondubim, com ações que vão beneficiar 750 jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Ceará. Parceria selada.

Para chegar a esse momento importante, desde a sua criação, a Seas participou de inúmeras reuniões e debates, inclusive no próprio Cuca, como bem colocou o superintendente da Seas, Roberto Bassan:

Retornar ao Cuca é remeter ao passado da superintendência, que esse espaço aqui seja simbólico do encontro que foi o lançamento do Programa de Práticas Restaurativas. Talvez aquele lançamento em 2017 seja uma mola propulsora do reordenamento do sistema socioeducativo do Estado do Ceará”, pontuou Bassan.

O superintendente aproveitou para parabenizar toda a equipe técnica da Seas e socioeducadores que seguraram os centros socioeducativos nesse contexto de pandemia, com um trabalho essencial, sendo um diferencial imenso. Enfatizou a eficiência da assessora de esporte e lazer, Juliana Marinho, em todo esse processo. Bassan enalteceu a parceria com Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude de Fortaleza:

Essa parceria é uma grande conquista, e esse Termo de Cooperação é muito simbólico, porque ele não traz uma ação de cultura, esporte e lazer como uma coisa isolada, como uma cereja do bolo. Ficou muito claro que é a partir de uma metodologia de trabalho, um diagnóstico de quem são esses jovens e com um olhar pra esse jovem, que volta pro seu território no município para ser acolhido no pós-medida previsto no termo de cooperação, coloca realmente esse encontro em outro patamar”, destacou o superintendente.

Abraço de instituições

O coordenador de juventude de Fortaleza, Davi Gomes, disse que esse termo de parceria, em tempo de pandemia é um abraço de instituições que pensam muito parecido, que trabalham com públicos muito parecidos:

São momentos como esse que vale a pena você acordar, vale a pena estar no cargo que você exerce, porque sabe que está impactando a vida de várias pessoas. E quando a gente impacta a vida de jovens, está interferindo no presente e no futuro da cidade que passa pela juventude, pela adolescência, pela primeira infância”, colocou Davi Gomes.

No encontro também participaram o diretor de promoção de direitos humanos e cultura do Instituto Cuca, Caiubi Mani Peres; Adolfo Viana, coordenador adjunto de juventude de Fortaleza e a diretora do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, Elisa Barreto. Todos os diretores das unidades estiveram presentes na solenidade de assinatura do Termo de Cooperação.

Cultura em ação

No projeto constam atividades artísticas, culturais, esportivas, campanas educativas, campeonatos, torneios, além de abrir oportunidades para o atendimento de adolescentes e jovens pós-medida em seus territórios de origem. Com essa iniciativa, os jovens têm a chance de construir novos projetos de vida, fortalecendo os laços sociais e comunitários quando em liberdade. As nove unidades da capital serão contempladas.

Antes do início da solenidade, o setor de comunicação do Cuca Mondubiim apresentou vídeos instituicionais, mostrando atividades e a presença dos jovens em seus projetos. Já o ate-educador da Seas, Eduardo Africano, que trabalha diretamente com os socioeducandos, com aulas de hip-hop, música e poesia, fez uma apresentação e demonstrou a sua vivência com a arte, recitando o poema “Conhecer para reconhecer”.

Ao final, houve a assinatura do Termo de Cooperação, uma parceria em prol da juventude.

Rede Cuca

É uma rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.

Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.