A semana no sistema socioeducativo do Ceará (1)

1 de outubro de 2021 - 17:17

 

Uma semana de ações e projetos nos centros socioeducativos do Estado do Ceará. Encerramento da Campanha do Setembro Amarelo, jogos de vôlei entre meninas do Aldaci e meninos do Canindezinho, palestras sobre empregabilidade e renda em Juazeiro e o início das atividades no Centro Socioeducativo Antônio Bezerra. Todas as sextas-feiras, apresentaremos um resumo da semana nas unidades socioeducativas.


Setembro Amarelo na Seas

Na tarde da última quarta-feira (29), a psicóloga do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador da Seas, Gabriela Ribeiro, reuniu servidores do órgão para Roda de Conversa no auditório da Funcap, com o objetivo de debater a questão de saúde mental no trabalho e prevenção ao suicídio. Cerca de 25 pessoas assistiram à explanação e participaram ativamente dos debates. Foi o momento do diálogo e até de depoimentos vivenciados no dia a dia pelo servidor em seu ambiente de trabalho.
Por meio da campanha, busca-se a conscientização da população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio no Brasil.

Ações em Crateús

O Centro de Semiliberdade de Crateús encerrou na última quinta-feira , 30, a campanha do Setembro Amarelo, abordando a valorização da vida, com apoio da equipe de saúde do PNAISARI e Faculdade Princesa do Oeste. Os assuntos discutidos com os adolescentes foram os pontos que podem levar uma pessoa a cometer o suicídio e as atitudes a serem tomadas para evitar a depressão que contribui para aumentar o problema. De acordo com a diretora do Centro de Semiliberdade de Crateús, Janete Soares, esse momento foi bem acolhido pelos jovens da unidade, que mostraram interesse pelo tema em questão.

Mulheres vencem no vôlei

Um jogo espetacular de voleibol entre as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Aldaci Barbosa, enfrentando o time masculino do Centro Socioeducativo do Canindezinho, na última quarta-feira (29). Após pouco mais de uma hora de jogo, as meninas venceram por 2×1. No primeiro set, o Canindezinho foi superior e ganhou de 25×14; no segundo set, o Aldaci obteve a recuperação com o placar de 25×20. Veio o set final, bastante disputado, e as adolescentes fecharam o jogo: 28×26. Essa prática de amistosos vai acontecer ao longo deste ano nas unidades socioeducativas do estado do Ceará.

Mercado de trabalho

Os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Centro Socioeducativo Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, participaram de um momento de explanação sobre o mercado de trabalho, oportunidades, geração de emprego na última semana. A unidade contou com a presença de profissionais do Sine/Juazeiro do Norte que esclareceram vários pontos sobre a empregabilidade. Os jovens, por sua vez, tiraram todas as dúvidas com relação ao mercado de trabalho e se mostraram confiantes em conquistar o primeiro emprego. A coordenadora técnica, Adriana Lacerda, afirma que haverá outros momentos como esse na unidade.


Primeiros passos

O Centro Socioeducativo Antônio Bezerra está iniciando as suas atividades com a proposta de fazer uma interação entre socioeducadores e socioeducandos. Nessa primeira semana, a diretora Laura Tavares está trabalhando a importância do nome de cada adolescentes, cuja identidade leva ao exercício da cidadania. Trata-se da importância de adquirir um documento civil. A unidade também realiza o chamado “bate-bola” na quadra esportiva entre socioeducadores e jovens, um momento em que eles interagem e se aproximam. “Essas ações estão sendo importantes. Aos poucos o trabalho está acontecendo aqui no CSAB”, pontua Laura Tavares.