Seas inicia campanha do Outubro Rosa promovendo a saúde e o autocuidado

5 de outubro de 2021 - 17:09

Outubro é considerado em todo o mundo o mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Nesta quarta-feira, 6, a partir das 8h30, no auditório do Centro Socioeducativo Passaré, em alusão ao movimento, a Superintendência do Sistema Estadual Socioeducativo (Seas) realiza uma Roda de Conversa, em parceria com o Movimento Outubro Rosa no Ceará. A palestrante será Valéria Mendonça, coordenadora do Movimento.

No evento do Passaré, cada centro socioeducativo da capital enviará cinco mulheres que trabalham nas unidades para acompanhar a palestra, com a previsão de reunir em torno de 60 pessoas. Na sexta-feira, 8, a Roda de Conversa será realizada no auditório da Funcap, às 8h30, desta vez contando com a participação das servidoras da sede.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade

O câncer de mama

No ano passado, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticados. Também é o câncer que mais mata.
Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente em mulheres acima de 50 anos. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida. A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos.

Sinais e sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, por meio dos seguintes sinais e sintomas, como por exemplo: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Prevenções

De acordo com especialistas, a adoção de hábitos saudáveis é um fator de prevenção ao câncer de mama. Existe uma série de recomendações como: a prática de atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas e amamentar o máximo de tempo possível o seu bebê como forma de proteger-se contra o câncer.