Governo inaugura Centro Socieoeducativo Padre Cícero em Juazeiro

15 de outubro de 2021 - 12:13

O governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) inaugura, nesta sexta-feira, às 9h30, o Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A vice-governadora, Isolda Cela, representará o governador Camilo Santana na solenidade de inauguração. Essa é a terceira unidade, com espaço de 5.928,24m, destinada a adolescentes do sexo masculino em cumprimento de medidas socioeducativas no Cariri. Ao todo, serão 90 vagas disponíveis no Centro.
Para o superintendente da Seas, Roberto Bassan Peixoto, a inauguração do Centro Socioeducativo Padre Cícero resolve uma demanda histórica de falta de vagas para atendimento de adolescentes em conflito com a Lei na região do Cariri.

“Essa é uma unidade de referência, do padrão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo que vai fazer um diferencial no atendimento a esses jovens nas atividades de cultura, esporte e lazer e, principalmente, escolarização formal e qualificação profissional”, pontuou Bassan.

De acordo com a arquiteta e coordenadora de infraestrutura da Seas, Bianca Lobo, o projeto apresenta na área interna de muralha, sete blocos de alojamentos independentes, quatro blocos de apoio para adolescentes, com refeitório, oficinas e salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol e um anfiteatro. Na área externa da muralha, encontram-se o bloco administrativo, o bloco de corpo da guarda e o bloco de oficinas/empresas.

A primeira zona, administração/área técnica/visitas, onde os adolescentes são recebidos assim que chegam à unidade de internação, é também local onde ocorrem as visitas semanais de seus familiares. Além disso, esta zona compreende as salas técnicas dos profissionais de assistência social, pedagogia e advocacia, bem como a área administrativa da unidade, compreendendo secretaria, sala de monitoramento e diretoria. A segunda zona, área médica, compreende: consultório médico, odontológico e psicológico, posto de enfermagem, além de outras áreas para atendimento dos adolescentes.

 

Corpo da Guarda

A terceira zona é a serviços/cozinha. Nela encontram-se: vestiários e refeitório dos funcionários, lavanderia, almoxarifado, despensas e cozinha. Outro bloco localizado no exterior da muralha é o Corpo da Guarda, que é composto pelo alojamento dos policiais e dos oficiais, por um vestiário, pelo arsenal e pelo comando da guarda, além da subestação. Esse bloco possui, em seu pavimento superior, uma passarela com acesso à muralha para monitoramento da Unidade. No bloco de oficinas/ empresas existem duas áreas de oficinas, com banheiros, escritório e depósito, onde os adolescentes podem prestar serviços para possíveis empresas que tenham interesse em sediar essas duas oficinas na Unidade.

No interior da muralha, estão localizados seis blocos idênticos que correspondem aos alojamentos dos adolescentes. Cada um desses blocos de alojamento é composto por seis dormitórios com três camas cada um, por um pátio interno descoberto, pela sala do monitor com um banheiro, por uma sala atendimento técnico e um depósito. Existem três desses seis blocos que são acessíveis, possuindo cinco dormitórios com três camas e um dormitório acessível com uma cama.

 

Atendimento pedagógico

Um desses seis blocos é destinado a adolescentes que necessitam de uma convivência protetora Esse é isolado dos demais blocos por um muro e alvenaria. Existe ainda um bloco de recolhimento, o qual se destina alojar adolescentes que momentaneamente não estão em condições de convívio social dentro da unidade, este possui dois dormitórios com três camas cada e duas salas de oficinas destinadas ao bloco de convivência protetora.

Além dos blocos de alojamento, existem no interior da muralha, dois blocos de atendimento pedagógico, um de oficinas, um refeitório, um anfiteatro, uma quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol. Os dois blocos de atendimento pedagógico possuem cinco salas de aula, duas salas de informática, uma biblioteca, uma secretaria, uma coordenação, banheiros e depósito. O bloco de oficinas possui 5 salas de oficinas, banheiros e depósito.

A quadra poliesportiva coberta, o anfiteatro e o campo de futebol localizam-se numa mesma zona do terreno. São equipamentos destinados ao lazer dos adolescentes.

Serviço;
Inauguração Centro Socioeducativo Padre Cícero (Juazeiro do Norte)
Data: 15/10/2021
Horário: 9h30
Endereço: Avenida Maria Letícia, S/N
Bairro: Campo Alegre