Adolescentes de cinco unidades socioeducativas participam das Olimpíadas da Juventude

18 de outubro de 2021 - 14:51

Adolescentes de cinco centros socioeducativos do Ceará estão participando da quinta edição das Olimpíadas da Juventude de Fortaleza, uma organização da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas, da Prefeitura de Fortaleza. Eles estão competindo na modalidade natação. Na manhã e tarde desta segunda-feira (18), aconteceu a primeira etapa (eliminatórias) e já foram entregues as primeiras medalhas aos vencedores do sexo masculino.

Estão participando 25 jovens dos Centros Socioeducativos CSCAL, Patativa do Assaré, Dom Bosco, Canindezinho (masculino) e do Aldacir Barbosa (feminino). De acordo com a assessora de arte e cultura da Seas, Juliana Marinho, a competição faz parte da parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual Socioeducativo (Seas) e a Rede Cuca : “Eles estão fazendo vivência na piscina, com o objetivo de aproximar esses adolescentes da rede de oportunidades, que é o Cuca”, informou.

Novas modalidades

As modalidades disputadas nesta edição são: natação, handebol, basquete 5×5, basquete 3×3, badmington, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, beach tênis, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kick boxing, MMA, muay thai, taekwondo, aquathlon, polo aquático, surf, skate, street workout, cross training, funcional games, jogos populares, futebol de areia e futsal.

As Olimpíadas da Juventude contarão com a estreia da escalada esportiva, beach hand, boxe, futebol 1×1, futvôlei, futmesa, futebol de mesa e wrestling. Um dos principais objetivos das olimpíadas da juventude é incentivar os jovens a adotarem um estilo de vida saudável por meio do esporte, bem como promover uma cultura de paz.

 

Medidas de segurança

A organização informa que em razão da Covid-19, a edição 2021 das Olimpíadas da Juventude acontece com mudanças e adaptações para seguir as normas estabelecidas e garantir a segurança dos atletas e colaboradores.

Além dos cuidados básicos, com uso de máscaras, higienização e aferição de temperatura, cada modalidade terá um protocolo de segurança específico. Todos os competidores vão passar por uma triagem e assinar um termo de responsabilidade, em que se comprometem pelas informações prestadas.

As competições não acontecerão de forma simultânea para que os públicos não sejam somados, reduzindo, assim, a quantidade de pessoas durante os jogos e cuidando para que os limites de quantidade de pessoas, em um mesmo espaço, não sejam ultrapassados. (com informações da Assessoria de Comunicação da Rede Cuca).