Seas celebra Outubro Rosa com foco na prevenção do câncer de mama

20 de outubro de 2021 - 13:02

A Superintendência do Sistema Estadual Socioeducativo (Seas), por meio do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador, celebrou o Outubro Rosa, reunindo as servidoras em dois momentos: no Centro Socioeducativo Passaré, e no auditório da Funcap, na sede. Outubro é considerado em todo o mundo o mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A palestrante foi Valéria Mendonça, coordenadora do Movimento no estado do Ceará.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade,

Bastante experiente com relação ao tema, Valéria Mendonça fez relatos sobre o câncer de mama, bem como mostrou sinais e sintomas da doença. No debate, ela contou com a participação ativa das servidoras, que tiraram todas as dúvidas.

A prevenção

De acordo com a palestrante, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, por meio dos seguintes sinais e sintomas, como por exemplo: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Segundo especialistas, a adoção de hábitos saudáveis é um fator de prevenção ao câncer de mama. Existe uma série de recomendações como: a prática de atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas e amamentar o máximo de tempo possível o seu bebê como forma de proteger-se contra o câncer.

No ano passado, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticados. Também é o câncer que mais mata.
Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.