Exposição Viventes das Águas encanta adolescentes nas unidades de Sobral

22 de outubro de 2021 - 14:25

 

Adolescentes em privação de liberdade dos Centros Socioeducativos de Sobral e Dr. Zequinha Parente estão acompanhando e participando ativamente da exposição Viventes das Águas. Trata-se de uma pesquisa realizada pelo artista plástico, Davi Ângelo, sobre a temática dos seres encantados do rio. O trabalho é composto por esculturas de látex e silicone, fotografias e ilustrações, além de dois vídeos apresentando documentários sobre o processo de construção das obras e das vivências com as águas

A exposição Viventes das Águas tem a proposta de ser uma contrapartida do Coletivo Artístico KlangoPreá que foi contemplado na chamada pública para subsídio aos espaços artísticos e culturais, microempresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social 004/202 – SECJEL.

Lendas e mitos

De acordo com Davi Ângelo, o momento da exposição é também uma conversa sobre as experiências do coletivo com as lendas e mitos que permeiam o imaginário popular de moradores da beira do rio e dos açudes da região.

As esculturas chamaram a atenção dos adolescentes que interagiam com perguntas e ficaram curiosos em saber um pouco mais sobre as lendas. A exposição passou, inicialmente, pelo Centro Socioeducativo de Sobral (19 a 21 de outubro).

Nesta sexta-feira, 22, foi a vez dos jovens do Centro Socioeducativo Zequinha Parente apreciarem os trabalhos artísticos. Os monitores são Márcio Tibúrcio, socioeducador do CSS e Davi Ângelo, que é o artista criador das obras. Ambos são membros do Coletivo Artístico KlangoPreá. O arte-educador Pedro Henrique, do Zequinha Parente, também faz parte do Coletivo e foi monitor da exposição.