Novembro Azul: palestra virtual conscientiza sobre saúde do homem

10 de novembro de 2021 - 10:47

O Núcleo Escola Estadual de Socioeducação, por meio do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador da Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou, na manhã desta terça-feira, 9, uma importante palestra, de forma virtual, sobre o Novembro Azul – com foco na saúde do homem e conscientização do câncer de próstata.

O debate contou com a mediação de Marden Marques Filho, assessor técnico/gestor de saúde da Seas, com apoio de Luciana Lima, do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador. Estiveram participando como convidados especiais no debate o psicólogo e coordenador do Programa da Rede Nacional Primeira Infância em Brasília, Eduardo Chakora, bem como Ânderson Reis, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Seja física ou mental, nínguém no mundo está livre de ser acometido por uma doença. Durante o debate virtual da última terça-feira, Ânderson Reis e Eduardo Chakora conscientizaram a população masculina da necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente.

Ser homem é praticar exercícios, parar de fumar, ter uma alimentação equilibrada, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata. “Seguindo essas dicas, o homem terá uma vida mais longa e saudável”, afirmou Eduardo Chakora. Servidores da Seas, socioeducadores de várias unidades socioeducativas, além da equipe técnica participaram do evento.

Câncer de próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente três milhões vivem com a doença. Esta é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente na população masculina quando se exclui os tumores de pele não-melanoma. O Novembro Azul chama a atenção não só para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas para a saúde do homem de forma geral. A partir dos 50 anos de idade, anualmente, ele deve procurar o urologista.