Superintendente da Seas representa o Ceará na 2ª Reunião do Fonacriad

14 de dezembro de 2021 - 11:50

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, representou o estado do Ceará na 2ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Chapecó-SC. O evento reuniu os principais gestores, estudiosos e tomadores de decisão do sistema socioeducativo do país.

Mais de 40 profissionais ligados à área da socioeducação participaram dos debates, apresentando conquistas e desafios do sistema socioeducativo no Brasil, e compartilhando as boas práticas de atuação com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Roberto Bassan destacou que “a presença no Fórum reforça o local de destaque que o sistema socioeducativo do Ceará tem recebido pelos avanços e consolidação da política de atendimento de medidas Socioeducativas. E ainda foi possível aprender muito com o relato das experiências dos outros estados e uma visão sobre práticas exitosas”.

Na solenidade abertura, no dia 8 de dezembro, houve apresentação cultural do Sistema Socioeducativo de Santa Catarina. No mesmo dia, os participantes visitaram a Unidade Socioeducativa de Chapecó e assitiram à apresentação dos socioeducandos em oficinas e cursos profissionalizantes. No período da tarde, aconteceu roda de conversa 1 (Interface da socioeducação Fonacriad com os colegiados nacionais – Conanda Oline.

Fortaleza será sede

Os debates foram intensificados com o tema Desafios da Socioeducação em 2022: Parâmetros de Segurança e Criação de Grupos de Trabalho. Em seguida, houve a Roda de Conversa 2, com apresentação dos Projetos Arquitetônicos de Semiliberdade do Paraná e Distrito Federal.

No dia 9, quinta-feira, o tema em discussão foi “Perspectivas do Cenário Nacional da Política de Socioeducação”, com palestra da coordenadora nacional do Sinase, Giselle da Silva Cyrillo. Quem também participou foi o palestrante Bernardo Bahia, coordenador do Projeto Unops – Projeto PPP Novo Socioeducativo.

No encerramento da 2ª Reunião do Fonacriad, houve a construção da agenda estratégica do Fórum para 2022. Ficou definido que a cidade de Fortaleza será a sede da próxima reunião do Fonacriad, em março do próximo ano.