Centros Socioeducativos reforçam calendário de atividades em 2022

13 de janeiro de 2022 - 16:12

Educação, artes, esportes, cultura e entretenimento serão intensificados em 2022 nos 18 Centros Socioeducativos do estado do Ceará, favorecendo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Diretores, técnicos e socioeducadores já iniciaram as atividades com práticas restaurativas, buscando uma cultura de paz e fortalecimento de valores, bem como o relacionamento interpessoal.

O Centro Regional de Semiliberdade de Juazeiro do Norte deu continuidade às atividades externas e a programação de férias no final de semana. Os adolescentes desfrutaram de um passeio de cunho ecológico. Conheceram as belezas naturais do Geossítio Riacho do Meio, que está inserido em duas Unidades de Conservação, nas esferas municipal e estadual, situado a 7 km da cidade de Barbalha, na CE-060 que dá acesso ao município de Jardim. É uma área de vegetação densa e úmida, com três nascentes de água cristalina que abastecem as comunidades que habitam no seu entorno.

“Para a socioeducação acontecer é necessário que façamos uma gestão que vise o processo de reinserção do adolescente nos diversos espaços comunitários. Nós que executamos a medida de semiliberdade, temos que encorajar o adolescente/jovem a ser protagonista de sua própria história, mostrando-os suas potencialidades. É possível fazer uma nova história!”, afirma assistente social e diretora Geiza Feijó.

Círculos de Paz

No Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, a diretora Paula Mirelli trouxe a temática do ano novo para os círculos de paz com momentos de reflexão e emoção. Essa prática foi conduzida pelas técnicas Ednária Maria e Silvaneide Gomes.

Adolescentes, familiares e parte da equipe da unidade do Cariri, participaram dessa atividade que abordou mensagens positivas. Um dos jovens relatou: “Viver um ano novo após um momento difícil no mundo, faz muito bem para todos nós”, atestou.

Times e cores

Ainda na região do Cariri, os adolescentes do Centro Socioeducativo Padre Cícero tiveram contato com a arte por meio das cores e dos seus times de futebol preferidos. Uma atividade que despertou a coordenação motora, habilidades e traços perfeitos em cada linha expressada nos espaços dos desenhos. As equipes do Palmeiras, Corinthians e Flamengo, detentores de grandes torcidas no futebol brasileiro, foram prestigiadas nesse trabalho, para a alegria e entusiamo da diretora Andressa Nunes.

“É muito gratificante quando obtemos esses resultados expressivos por parte dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Aqui eles produzem, aprendem, repassam aprendizados para os outros jovens e pensam no futuro de cada”, comemorou Andressa.

De volta pra casa

Momento de despedida e retorno ao convívio familiar. Um adolescente que cumpriu medida socioeducativa, 45 dias de internação provisória, no Centro Socioeducativo Antônio Bezerra, voltou para casa na última segunda-feira, 10. Ainda na unidade, a diretora Laura Tavares reuniu familiares do jovem e diversos profissionais para realizar um momento de diálogo, comemorando o fechamento desse ciclo vitorioso.

Para Laura Tavares, é salutar ver mais um jovem retornando à sua família : “É motivo de alegria e sentimento da missão exercida por todos os que fazem junto desse adolescente a efetivação da socioeducação. Perceber e sentir neles esse processo é muito importante em suas respostas e em suas partilhas”, afirmou.