Centros Socioeducativos celebram Janeiro Branco com jovens e socioeducadores

28 de janeiro de 2022 - 16:29

Centros Socioeducativos administrados pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) estão realizando uma programação alusiva ao Janeiro Branco, uma campanha brasileira que busca chamar a atenção para a saúde mental das pessoas. O Centro Socioeducativo Antônio Bezerra, em Fortaleza, destinou dois dias de atividades (26 e 27/01), com participação efetiva dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A programação do Janeiro Branco foi aberta na última quarta-feira, 26, pela manhã, com uma roda de conversas sobre a saúde mental, além de oficina de pintura, arte-terapia para adolescentes. No período da tarde, foi realizado o círculo de paz conduzido pela psicóloga Luana Damasceno, especialista em psicologia jurídica. De acordo com a diretoria da unidade, Laura Tavares, esse primeiro momento atingiu o seu objetivo, garantindo um cotidiano mais feliz e salutar para todos os envolvidos.

Na quinta-feira, 27, no período da manhã, houve a palestra sobre saúde mental com o psicólogo, sexólogo e coordenador do Caps Infantil, da Secretaria Regional III, Luiz Henrique Martins que trouxe seus conhecimentos sobre esse tema de suma importância. Luiz Henrique procurou explorar o espaço de expressão de sentimentos, lidar com emoções, retratar a potência da arte, ferramentas e trabalhar nesse sentido: “A saúde mental é promovida também assim, não só tratando doenças. Podemos falar sobre saúde mental falando de potencialidades mesmo, lidando com emoções a partir da fala. E sabemos que isso é possível aplicar num ambiente socioeducativo”, comentou.

No período da tarde, o Centro Socioeducativo Antônio Bezerra reservou o momento para apresentações de artes. O professor Natanael Lopes fez um repente sobre a saúde mental. Em seguida, um adolescente apresentou uma composição sobre o tema, com a colaboração do professor Mizael Alves.

Até o final do mês, os centros socioeducativos realizarão debates, palestras, interação com os adolescentes sobre o Janeiro Branco. O Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, realizou círculos de paz. Os jovens foram inseridos no cronograma de ornamentação do espaço . O objetivo é que todos se sintam responsáveis pelo processo de interação, identidade e fortalecimento de vínculo, entre outros fatores que contribuem para o processo do autoconhecimento. Já o Centro de Semiliberdade Mártir Francisca celebrou o e Janeiro Branco com socioeducandos e equipe do PNAISAIRE (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei).