Educação como prioridade: Seas faz Acordo de Cooperação Técnica com Prefeitura de Sobral

21 de fevereiro de 2022 - 16:39

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, se reuniu, na última quarta-feira, 16, com representantes da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo de Sobral (Seas). No encontro, foi estabelecido um acordo de cooperação técnica para a viabilização de ações conjuntas entre a Secretaria da Educação e a Seas.

As ações conjuntas vão garantir a escolarização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo de Sobral, no Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e no Núcleo Centro de Semiliberdade de Sobral, da alfabetização ao Ensino Fundamental, bem como a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o superintendente da Seas, Roberto Bassan, “garantir a educação formal para os jovens em medidas socioeducativas é uma prioridade, romper um ciclo de evasão escolar e criar oportunidades positivas de aprendizado.”

A Seas foi representada pela assessora técnica educacional do Eixo Escolarização, Aparecida Costa. Estiveram presentes no evento: Daniel Costa, da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação; Rafael Melo, gerente da Coordenadoria Jurídica da Secretaria da Educação de Sobral; Ticiane do Vale – gerente da Coordenadoria de Gestão Escolar da SME de Sobral; Ray Gaspar, diretor do Centro Socioeducativo de Sobral (CSS); Arteiro Holanda – coordenador escolar do Ceja Ceci Cialdini; Sérgio Santiago – coordenador técnico do CSS e Elias Freires – pedagogo do Centro Socioeducativo Zequinha Parente

História de superação

A história de superação da educação de Sobral é apresentada como um estudo de caso no Programa Coach, lançado pelo Banco Mundial, em 2021. A iniciativa global visa ajudar os países a projetar, implementar e avaliar programas de formação em serviço para professores que se alinhem com as melhores práticas e evidências.

Sobral teve um salto qualitativo na educação aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O município aparecia na posição 1.366º, em 2005, e dez anos depois, passou a ocupar a primeira posição do país, entre mais de 5.570 municípios brasileiros.

Os resultados do município chamaram a atenção do banco que enviou seus especialistas em educação para investigar e documentar, por meio de um relatório, os principais fatores de sucesso do município de Sobral na redução da pobreza de aprendizagem na última década.