Abraço em Família: a emoção do reencontro entre famílias e adolescentes em Juazeiro
30 de março de 2022 - 14:20
Texto: Marconi Alves Ascom/Seas Fotos: Paula Mirelli/Seas
Um abraço apertado entre mãe e filho e muita emoção à flor da pele. Dois corações que aceleram as batidas no reencontro com dia e hora marcados. No Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, assim como nas outras 17 unidades socioeducativas do Estado do Ceará, o “Abraço em Família” tornou-se um evento de grande importância para os adolescentes, familiares e socioeducadores.
“Quando vejo a minha mãe naquela cadeira me esperando, é como se eu estivesse em minha casa outra vez. Temos que respeitar e preservar nossos familiares”, afirma o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes. A mãe, por sua vez, não se contém de tanta emoção ao abraçar o filho: “Sei que está próximo de vê-lo pertinho, todos juntinhos na nossa casa em busca da felicidade”, diz a mãe com um olhar de esperança.
O “Abraço em Família” faz parte do Programa de Práticas Restaurativas criado em 2017, pelas Seas, e estabelece que todas as unidades socioeducativas realizem uma vez por mês esse encontro, seguindo exemplos vitoriosos de centros socioeducativos de outros estados.
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) sugere temas que são trabalhados em diversos contextos das atividades em sala de aula, nas oficinas culturais e de artes. A partir daí, os adolescentes, além do estudo do conteúdo, dedicam-se aos ensaios para as apresentações, até a confecção da decoração. É como se dissessem para os familiares: “Nós podemos, nós somos os protagonistas”.
Homenagem à mulher
No início desta semana, o Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, sob a direção da professora Paula Mirelli trabalhou o tema “Mulher sendo amor, por amor e com amor”. Esse título foi construído nas atividades pedagógicas desenvolvidas durante o mês. Os adolescentes tiveram a oportunidade de entregar às mães diversos mimos produzidos por eles mesmos. Ainda foram realizadas apresentações musicais, artísticas e até um recital de poemas produzidos coletivamente em sala de aula.
Essa dedicação e amor pelo que fazem, vem sequenciada de um resultado satisfatório e perceptível no fortalecimento dos vínculos afetivos, no acolhimento amoroso entre adolescentes e familiares, ressaltando-se o despertar da consciência e da importância do papel da família na vida dos filhos, seja dentro ou fora do ambiente socioeducativo.
Para a diretora Paula Mirelli, por ser uma prática restaurativa, esse momento é cercado de emoção e sentimento e todos se sentem bem, felizes, aproveitando cada segundo de um evento especial. “Realmente, possibilita esse estreitamento de vínculos, maior reflexão para os jovens, as famílias, bem como a equipe do Centro Socioeducativo sobre a importância da mulher e sua participação social”, pontuou Paula.