Onélia Santana toma posse como secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos

19 de abril de 2022 - 18:17

“Agradeço a todos os servidores e colaboradores desta casa pelo empenho, dedicação e competência à frente das múltiplas políticas geridas por esta Secretaria, que em sua essência é muito desafiadora. Aqui vocês atuam com as famílias que mais precisam do acolhimento do Estado e têm feito um trabalho que é referência não só aqui no Ceará, mas em todo o Brasil, e eu sei que com a chegada da Onélia esse trabalho ganha ainda mais força e alcance”, destacou a governadora Izolda Cela, na tarde desta terça-feira (19), durante a cerimônia de posse da professora e psicopedagoga Onélia Santana, como titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A governadora Izolda Cela destacou a determinação e obstinação da ex-primeira-dama quando idealizou o Programa Mais Infância Ceará, que se transformou em lei no governo Camilo Santana. “Nosso Estado tem ido na contramão do Governo Federal, ampliando o acesso da nossa população às políticas sociais e a Onélia é uma das responsáveis pelo investimento nas políticas de desenvolvimento da primeira infância”, lembrou.

“Recebo essa missão com muita honra e responsabilidade para dar continuidade a este trabalho que é construído por muitas mãos e que foi tão bem conduzido pela secretária Socorro França, que tanto me ensinou durante a sua gestão”, ressaltou Onélia Santana, que também agradeceu o compromisso de todos que trabalham na SPS. “Nesta casa há desafios enormes a serem enfrentados, mas já temos feito muita coisa, a exemplo da Casa da Mulher Cearense, no Cariri, e das muitas políticas voltadas para primeira infância. Prometo me dedicar com todas as minhas forças para que as 14 políticas executadas nesta Pasta cheguem até as famílias que estão nos locais mais distantes e de difícil acesso do Ceará”, completou.

Socorro França, que esteve à frente da SPS como secretária titular, participou da posse de Onélia Santana e desejou uma gestão com muitos avanços e conquistas. “Que alegria estarmos aqui reunidos para receber a professora Onélia como titular desta Secretaria. Onélia vem nos ensinando nestes últimos sete anos sobre políticas públicas assertivas para a infância e se estabeleceu como uma referência nesta política por sua competência e compromisso com o povo cearense”, pontuou Socorro França.

Currículo

Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC/SP e está concluindo MBA em Gestão Pública pela PUC. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP), Onélia Santana atuou como secretária de Assistência Social de Juazeiro do Norte, primeira-dama do Ceará e é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI), ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.