Léo Suricate apresenta trabalhos de arte digital para jovens do Dom Bosco

25 de abril de 2022 - 15:57

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Centro Socioeducativo Dom Bosco receberam a visita do influenciador digital e produtor cultural, Leonardo de Sousa, o Léo Suricate. Ele é criador do personagem Suricate Seboso que faz sucesso nas redes sociais, com mais de 1 milhão de seguidores. Também participou desse momento de interação, o arte-educador da Seas, Eduardo Africano.

Nessa roda de conversas, o artista apresentou seus trabalhos na página de humor na internet e falou também sobre a “La Casa dos Vetin” – uma série idealizada e concretizada por jovens da periferia de Fortaleza. Os seus trabalhos são produzidos pela Vetinflix, made in Ceará. Os jovens ficaram entusiasmados com o projeto:

“É um momento raro de conhecermos esse artista tão valioso para a nossa cultura e arte. Ele é simplesmente nota 10. Queremos que ele retorne”, comentou um dos adolescentes no Centro Socioeducativo Dom Bosco.

Novos horizontes

Para a assessora de arte, cultura, esporte e lazer da Seas, Savanya Shell, o propósito da roda de conversa é levar arte e cultura como ferramenta de prevenção de violência e apostar em novos horizontes para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: “Essa interação é sempre bem-vinda. Teremos outros momentos de entretenimento nas unidades”, assegurou.

Na visão de Leonardo de Sousa, esse momento foi muito importante para os adolescentes e para ele, como artista.

“Os garotos ficaram muito ligados no que eu falava, uma pequena demostração do que faço nas redes sociais com o nosso Suricate. Os olhos deles brilhavam. Para mim, é um reconhecimento. Saber que eu posso, com o meu trabalho, transformar vidas”, destacou Léo Suricate.

O personagem

E quem é mesmo esse personagem tão cearense e debochado? Para Leonardo, o Suricate Seboso é a representação da dona de casa, do ‘fuleragi’, da criança da periferia, da adolescente, do sertanejo, da família, e de todos aqueles amam a cultura nordestina.

“Nossa missão é fortalecer essas raízes, usando a internet como fio condutor e levar por meio de tirinhas humorísticas, séries, vídeos, app’s, games, streaming e live streaming o nosso linguajar regional, exaltar o ”ser nordestino”, combater o preconceito e ainda “matar” um pouco a saudade do nosso povo que está fora da nossa região”, afirma o artista em suas redes sociais.