Seas encerra Capacitação Técnica na modalidade Gamão para profissionais dos centros socioeducativos

27 de abril de 2022 - 11:26

 

A Assessoria Técnica de Esporte e Lazer da Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou, na última semana, uma Capacitação Técnica na modalidade Gamão para os profissionais de Educação Física que atuam no setor de esporte e lazer nos Centros Socioeducativos do Ceará. O evento aconteceu no Centro Socioeducativo Dom Bosco.

O convidado foi o presidente da Associação Cearense de Gamão, José Matias Leal Bezerra. Em dois dias de programação, o instrutor apresentou os princípios teóricos e práticos desse esporte. O conteúdo do curso foi desenvolvido na perspectiva de estabelecer uma relação clara e reflexiva entre a teoria e a prática da modalidade de gamão por meio de aulas.

Para Beto Vieira e Danilo Medeiros, assessores técnicos de esporte e lazer da Seas, a modalidade do Gamão é pouco conhecida e praticada, mas a intenção é difundi-la, buscando novos adeptos, a um esporte que tem a tendência de crescer.

“O nosso objetivo é fazer com que os profissionais de educação física adquiram novas habilidades técnicas do gamão, aperfeiçoando o seu desempenho na área do esporte e lazer. Esse é mais um evento que está inserido na proposta do Projeto EsporteAção”, comentou Beto Vieira.

O que é o Gamão?

Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, e realizado num caminho unidimensional. Os adversários movem duas peças em sentidos contrários, à medida que jogam os dados e estes determinam quantas “casas” serão avançadas. É vitorioso quem consegue retirar todas as peças primeiro, transformando-se em um jogo de corrida ou de percurso. Exercita a capacidade de elaborar pensamentos estratégicos, como o Xadrez.