Práticas restaurativas promovem a cultura de paz no socioeducativo

29 de abril de 2022 - 16:44

TEXTO: MARCONI ALVES

 

“Olha lá, a mãezinha veio me visitar. Vou correndo dá um abraço nela. Que saudade!”. A expressão de felicidade no rosto do jovem, que cumpre medida socioeducativa no Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider, foi documentada pela comunicação da Seas.

Abril, 28. E todos esperam por esse momento do “Abraço em Família” que acontece ao final de cada mês, sempre com uma temática definida pela Coordenadoria de Diretrizes Pedagógicas da Seas em todas as unidades. O tema abordado no CSCAL foi Empreendedorismo: Trabalho e Renda.

Além de rever o filho, saber que ele está sendo bem acompanhado, evoluindo a cada dia, uma das mães ficou mais feliz ainda: o filho já está participando de um curso de computação e pensando no futuro, que seja bem próximo.

“Sempre que venho aqui, sou bem recebida e procuro aproveitar esse momento tão importante. Aqui é uma grande escola. E saber que o meu filho está aprendendo coisas boas, estudando, praticando esportes, isso é tudo para uma mãe e um pai. Eles precisam do nosso carinho e do nosso apoio”, comentou com emoção a mãe.

Práticas Restaurativas

O “Abraço em Família” faz parte do Programa de Práticas Restaurativas criado em 2017 pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. A ideia partiu de exemplos de centros socioeducativos que já utilizavam os encontros familiares, como uma forma de apresentar aos parentes dos adolescentes aquilo que eles vinham realizando durante o cumprimento da medida. A cultura de paz é aplicada com grandes resultados no sistema socioeducativo.

Hip hop e capoeira

Arte, capoeira e religião se fizeram presentes no “Abraço em Família” no Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider. Eduardo Africano, Agriberto Mateus, acompanhados de um grupo bem treinado, movimentaram o ginásio do CSCAL com apresentações de hip hop. Jovens e familiares acompanharam com palmas e sorriso no rosto.

O grupo Sul Clan foi criado em 2015 e conta com 11 integrantes, dos quais cinco deles residem na Europa. Logo após, os socioeducandos mostraram tudo o que aprenderam na ginga da Capoeira. “estou cada vez melhor. A capoeira passa uma tranquilidade, tudo bem ensaiado”, comemora o jovem do CSCAL.

Ao final do “Abraço em Família”, socioeducandos e familiares acompanham os cantos de hinos da igreja e ouvem, atentos, a Palavra de Deus.

Atividade no Mártir Francisca

Adolescentes do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca e seus familiares viveram um dia de muita emoção, paz e alegria, nesta sexta-feira, 29. O tema abordado no “Abraço em Família” foi Ressurreição, Amor e Fé, momento de resgatar o verdadeiro significado da Páscoa, numa celebração e interação entre os participantes.

Toda a produção desse momento tão importante teve a participação direta dos socioeducandos, para a satisfação do diretor Eliano Gomes: “Isso nos deixa muito satisfeitos, saber que podemos contar sempre com esses jovens que crescem a cada dia”, comemora.

 

Homenagens em Sobral

O final do mês de abril foi movimentado nos centros socioeducativos. Em Fortaleza, as atividades foram intensas nas unidades, com os adolescentes sendo protagonistas das atividades, seja participando de danças, recitando poesias, prática de esportes e trabalhando com arte. Centros como o Dom Bosco, São Miguel, São Francisco, Antônio Bezerra, Passaré, além das unidades de Juazeiro do Norte realizaram momentos que estreitaram esses laços entre mães e filhos.

No Centro de Semiliberdade de Sobral, os adolescentes produziram cordéis para homenagear a suas mães na melhor forma do “Abraço em Família”. A frase “Te amo” foi escrita com muito carinho pelos jovens. Para o diretor Sergio Roberto Neves, os garotos são bem orientados e fazem valer a arte. A Fetriece, OSC, que desenvolve o trabalho no Semiliberdade de Sobral, presentou as mães com um eletrodoméstico: “Estamos vivendo um momento muito positivo”, comentou Sergio Roberto Neves.